Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Noticias

Câmara aprova projeto que reduz penas do 8 de janeiro

11 de Dezembro de 2025 as 06h 51min

Projeto segue ao Senado e divide parlamentares – Foto: Assessoria

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada de quarta (10), o projeto que reduz as penas de envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro, em meio à intensa pressão bolsonarista e protestos da oposição. O placar encerrou em 291 votos a 148, após tentativa frustrada da base governista de retirar o tema da pauta. A proposta segue agora para análise no Senado.

O texto concede anistia a atos políticos ocorridos entre outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei, alcançando réus do STF, incluindo militares, ex-ministros e participantes dos acampamentos montados em frente ao QG do Exército. A medida é vista como vitória para o bolsonarismo, que tem defendido a redução de punições desde o início das condenações no Supremo.

Relator do projeto, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) afirmou em plenário que a redução de penas se restringe aos condenados pelos atos golpistas e não alcança crimes comuns. Segundo seus cálculos, a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro pode cair de 27 anos para cerca de 20 anos, com diminuição também do período inicial em regime fechado.

A oposição reagiu com críticas duras. A líder do PSOL, Talíria Petrone (RJ), disse que votar o tema é “um ataque à democracia”, enquanto o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), chamou a sessão noturna de “absurda”. Mesmo com as tentativas de obstrução, o governo não conseguiu barrar o avanço da proposta, que agora depende do Senado para ser consolidada.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Última ação de vacinação antirrábica itinerante neste sábado no Terra Rica em Sinop

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 18h 59min


Acidente com robotáxi da Baidu deixa dois feridos na China

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 18h 16min


Delegada vai chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres no estado

Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 17h 16min


Jornal Online

Edição nº1695 - 13a15/12/2025