Noticias
Câmara de Sinop aumenta para 19 o número de cadeiras para a próxima legislatura
26 de Março de 2025 as 05h 40min

A Câmara Municipal de Sinop aprovou um Projeto de Decreto Legislativo que aumenta o número de vereadores de 15 para 19 a partir da próxima legislatura, em 2029. A proposta foi votada na sessão de segunda-feira (25) e gerou divergências entre os parlamentares. Segundo o presidente Remídio Kuntz (REPUBLICANOS), a mudança está amparada pela Constituição Federal, que permite até 21 vereadores no município.
O projeto foi apresentado extra pauta e aprovado por oito votos a cinco. Foram favoráveis Juventino Silva (MDB), Moisés do Jardim do Ouro (PL), Dilmair Callegaro (PL), Célio Garcia (MDB), Zezinho Construtor (PSB), Toninho Bernardes (PL), Gilsimar Silva (MDB) e Sandra Donato (REPUBLICANOS). Os contrários foram Rodrigo Gargantini (NOVO), Ademir Debortoli (REPUBLICANOS), Dr. Marcos Vinícius (PSDB), Ênio da Brígida (PSDB) e Professor Hedvaldo Costa (NOVO). O vereador Elbio Volkweis (PODEMOS) não compareceu à votação.
O vereador Dr. Marcos Vinícius argumentou que o momento não é propício para aumentar a quantidade de cadeiras no Legislativo. “Entendo que 15 vereadores são suficientes para o bom andamento das atividades da Câmara. O aumento geraria um custo que, por hora, seria inviável, mas respeito a decisão da maioria”, afirmou. Ele ainda destacou que a qualidade dos eleitos deve ser prioridade: “Constitucionalmente, o aumento é possível, mas precisamos focar mais em qualidade do que em quantidade”.
Já para os favoráveis à ampliação, o aumento do número de vereadores representa mais captação de recursos para a cidade. “Se cada vereador consegue captar R$ 1 milhão em emendas ao ano, não se trata de uma despesa, e sim de um investimento. Com mais vereadores, a cidade pode obter ainda mais recursos”, destacou um dos parlamentares que votou a favor.
Outro argumento utilizado foi a defasagem na representatividade do Legislativo em relação ao crescimento populacional. “Conforme o IBGE, Sinop já ultrapassa 216 mil habitantes e provavelmente tem até 250 mil. Pela legislação, desde que atingimos 160 mil habitantes, já poderíamos ter 19 vereadores”, explicou um dos vereadores.
O vereador Rodrigo Gargantini manifestou preocupação com o impacto financeiro. “Aumentar o número de vereadores nem sempre significa maior efetividade. O aumento também traria mais assessores, impactando a folha de pagamento e ampliando os gastos do Legislativo”, ponderou. Ele também questionou a estrutura da Câmara. “No meu entendimento, o espaço atual não comporta 19 vereadores. Se já temos dificuldades em atender 15 parlamentares, imagina com mais quatro”.
Já os defensores da proposta garantem que o aumento não resultará em grandes gastos adicionais. “A estrutura já existe para abrigar os novos vereadores, sem necessidade de reforma imediata. Além disso, estamos estudando a construção de uma nova sede para o Legislativo, adequada ao crescimento da cidade”, argumentou um parlamentar favorável ao projeto.
Com a aprovação, o aumento será oficializado nas eleições de 2028, quando os novos 19 vereadores serão eleitos e tomarão posse em 2029. O tema segue gerando debate entre parlamentares e a população.
Fonte: CLEMERSON SM E JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
Veja Mais
Carro capota ao colidir com outro na BR-163 em Sinop
Publicado em 21 de Abril de 2025 ás 14h 41min
Luverdense estreia com vitória fora de casa sobre o Goiânia na Série D
Publicado em 21 de Abril de 2025 ás 07h 55min
Em jogo de sete gols, Mixto vence o Porto Velho de virada na estreia da Série D
Publicado em 21 de Abril de 2025 ás 07h 48min