Noticias
Câmara vai acelerar análise de projeto que altera seguro rural
05 de Março de 2026 as 11h 12min
Aprovação da proposta é uma prioridade do setor agrícola — Foto: Wenderson Araújo/CNA
A Câmara dos Deputados aprovou um requerimento que vai acelerar a tramitação do projeto de lei 2.951/2024, da senadora Tereza Cristina (PP-MS). A proposta altera regras do seguro rural, protege a verba para subvenção de apólices e viabiliza a implementação do Fundo Catástrofe, com aportes de até R$ 4 bilhões.
Com a aprovação do requerimento de urgência 212/2026, do deputado Pedro Lupion (Republicanos-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o projeto será analisado e votado diretamente pelo Plenário da Câmara, sem a necessidade de passar antes pelas comissões da Casa. A aprovação célere da proposta é tida como prioridade em meio à pressão do campo por respostas diante de perdas por adversidades climáticas e a insegurança orçamentária do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
Segundo Lupion, a urgência na votação do projeto é necessária diante do avanço e da recorrência de eventos climáticos extremos, que têm afetado a renda do produtor rural e os preços dos alimentos no país. Ele ressaltou que a tramitação mais rápida é importante pela proximidade da próxima safra, a partir de julho, o que exige previsibilidade para agricultores, seguradoras e agentes financeiros.
“O projeto enfrenta um dos principais gargalos estruturais do seguro rural no Brasil que é a instabilidade, imprevisibilidade e insuficiência do financiamento da subvenção ao prêmio do seguro rural, atualmente classificada como despesa discricionária após o veto presidencial na LOA 2025, sujeita a contingenciamentos orçamentários”, diz a justificativa do projeto.
Ainda não há relator definido para o projeto nem data para ele ser votado. Se alterado, o texto terá que retornar ao Senado, onde foi aprovado em dezembro de 2025. Se for aprovado sem alterações, seguirá para a sanção presidencial.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Receita apreende R$ 69 mi em ação especial anticontrabando
Publicado em 05 de Março de 2026 ás 12h 12min
Sinop supera em 32,74% o número de emissões de Habite-se em fevereiro
Publicado em 05 de Março de 2026 ás 10h 11min
Prefeitura de Campo Novo realiza esta semana campanha de doação
Publicado em 05 de Março de 2026 ás 09h 04min