Noticias
CAIXA 2 E ABUSO DE PODER: Por unanimidade, TRE mantém cassação de Carlos Avalone
Recurso foi julgado na Corte, mas parlamentar ainda pode recorrer no TSE
26 de Abril de 2021 as 17h 24min
Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) decidiu por manter a condenação do deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) que cassou seu mandato por captação ilícita de recurso (caixa 2) e abuso de poder econômico nas eleições de 2018. A decisão unânime foi tomada durante sessão na manhã desta segunda (26). O parlamentar ainda pode recorrer da sentença no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O caso refere-se à apreensão, ocorrida no dia 4 de outubro de 2018, de R$ 89,9 mil em um carro cheio de adesivos do então candidato, na BR-070, em Poconé.
Além da perda de mandato, a Corte Eleitoral também determinou a anotação do nome de Avalone no Código ASE 540 [inelegibilidade em candidatura futura] no cadastro nacional de eleitores e decretou a perda do valor apreendido em favor da União. O julgamento do recurso (embargo de declaração) foi iniciado na última quinta (22), mas foi interrompido após pedido de vista do juiz eleitoral Armando Biancardini.
Avalone, que era suplente, assumiu a cadeira de deputado em fevereiro de 2019, após Guilherme Maluf ter sido nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Antes, ele estava na suplência.
A apreensão ocorreu durante uma abordagem rotineira da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante campanha em 2018. De acordo com boletim de ocorrência, ao parar o veículo, um VW Gol, com três pessoas dentro, os policiais perceberam o nervosismo dos ocupantes e resolveram fazer uma revista. “A equipe iniciou uma fiscalização detalhada no veículo, onde no interior do seu porta-malas fora encontrada uma mochila contendo o valor de R$ 89,9 mil”, disse a PRF em trecho do B.O. Ainda segundo o B.O, o veículo possuía, no vidro do porta-malas, um adesivo de Avalone, além de vários "santinhos" do político.
Veja Mais
REFIS 2026: renegocie dívidas com descontos de até 100% em Nova Xavantina
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 13h 42min
Lucas do Rio Verde avança na elaboração do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 12h 41min
Como uma algodoeira brasileira rastreou 100% dos rolos com RFID
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 11h 41min
