Noticias
Calor e clima seco favorecem o Cuiabá na Arena Pantanal?
20 de Setembro de 2024 as 07h 57min
Cuiabá muda horários de treinamentos para reduzir efeitos das condições climáticas — Foto: AssCom DouradoA adaptação às condições climáticas de uma das cidades mais quentes e secas do país não quer dizer vantagem em relação aos times visitantes. É o que diz o coordenador científico do Cuiabá, Altamiro Bottino. Em entrevista ao ge, ele explicou os impactos do clima nos jogos como mandante e na preparação diária do elenco auriverde.
A capital mato-grossense tem registrado recordes de temperatura e baixa umidade relativa do ar. Além disso, o estado é o que mais registrou focos de incêndio em 2024, o que intensifica o cenário crítico.
“Cuiabá é uma das cidades mais crítica do pontos de vista de bioma. A gente já tem o clima com temperaturas mais elevadas e mais seco. A gente já lida com isso com alguma frequência, e a queimada só torna o cenário mais crítico”, disse o coordenador científico do Cuiabá.
Altamiro destaca que o fato do Cuiabá treinar em condições adversas gera a impressão de que a equipe é favorecida quando joga na Arena Pantanal. Porém, segundo o profissional, o Dourado tem mais desvantagens do que os adversários.
“Muita gente acha que quando um time vem jogar em Cuiabá sofre mais. A grande diferença é que nós sofremos igual, mas em compensação passamos a semana inteira sofrendo para treinar nessas condições, e quem vem de fora vem treinando em um ambiente muito mais fácil do ponto de vista climático. A gente tem o jogo e a semana inteira neste contexto, então pra nós é mais crítico do que é pra quem nos visita”.
O coordenador científico do clube disse que as condições climáticas influenciam principalmente na rotina de treinamentos. A intensidade e duração das atividades precisam ser reduzidas, por exemplo.
“O que a gente tem feito para minimizar os danos é reduzir o tempo de treinamento, ou seja a duração. Quanto mais tempo o sujeito ficar neste ambiente pior. E administrar a intensidade dos trabalhos para que o atleta não fique hiperventilado, não seja obrigado a movimentar muito o pulmão. Cortar o treino o maior número de vezes que puder para hidratar e voltar à respiração normal também é importante”.
Segundo pior mandante do Brasileirão, o Cuiabá tenta encontrar alternativas para melhorar o aproveitamento na Arena Pantanal. Dos 39 pontos possíveis em casa, o Dourado somou apenas dez - venceu Fortaleza e Criciúma, além de quatro empates e sete derrotas.
Neste domingo (22), o duelo é contra o Cruzeiro, às 17h30, na Arena Pantanal. Vindo de derrota por 3 a 0 e a cinco pontos de distância para o primeiro fora do Z-4, a vitória em casa é considerada fundamental para fugir do rebaixamento.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
ANTT aprova revisão do contrato com contorno rodoviário de Lucas
Publicado em 01 de Fevereiro de 2025 ás 05h 41min
Santa Carmem recebe abertura nacional da colheita da soja
Publicado em 31 de Janeiro de 2025 ás 17h 48min
Chuvas voltam com força e governo passa a monitorar 44 municípios
Publicado em 31 de Janeiro de 2025 ás 15h 43min