Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 26 de Setembro de 2024

Noticias

Calor e clima seco favorecem o Cuiabá na Arena Pantanal?

20 de Setembro de 2024 as 07h 57min

Cuiabá muda horários de treinamentos para reduzir efeitos das condições climáticas — Foto: AssCom Dourado

A adaptação às condições climáticas de uma das cidades mais quentes e secas do país não quer dizer vantagem em relação aos times visitantes. É o que diz o coordenador científico do Cuiabá, Altamiro Bottino. Em entrevista ao ge, ele explicou os impactos do clima nos jogos como mandante e na preparação diária do elenco auriverde.

A capital mato-grossense tem registrado recordes de temperatura e baixa umidade relativa do ar. Além disso, o estado é o que mais registrou focos de incêndio em 2024, o que intensifica o cenário crítico.

“Cuiabá é uma das cidades mais crítica do pontos de vista de bioma. A gente já tem o clima com temperaturas mais elevadas e mais seco. A gente já lida com isso com alguma frequência, e a queimada só torna o cenário mais crítico”, disse o coordenador científico do Cuiabá.

Altamiro destaca que o fato do Cuiabá treinar em condições adversas gera a impressão de que a equipe é favorecida quando joga na Arena Pantanal. Porém, segundo o profissional, o Dourado tem mais desvantagens do que os adversários.

“Muita gente acha que quando um time vem jogar em Cuiabá sofre mais. A grande diferença é que nós sofremos igual, mas em compensação passamos a semana inteira sofrendo para treinar nessas condições, e quem vem de fora vem treinando em um ambiente muito mais fácil do ponto de vista climático. A gente tem o jogo e a semana inteira neste contexto, então pra nós é mais crítico do que é pra quem nos visita”.

O coordenador científico do clube disse que as condições climáticas influenciam principalmente na rotina de treinamentos. A intensidade e duração das atividades precisam ser reduzidas, por exemplo.

“O que a gente tem feito para minimizar os danos é reduzir o tempo de treinamento, ou seja a duração. Quanto mais tempo o sujeito ficar neste ambiente pior. E administrar a intensidade dos trabalhos para que o atleta não fique hiperventilado, não seja obrigado a movimentar muito o pulmão. Cortar o treino o maior número de vezes que puder para hidratar e voltar à respiração normal também é importante”.

Segundo pior mandante do Brasileirão, o Cuiabá tenta encontrar alternativas para melhorar o aproveitamento na Arena Pantanal. Dos 39 pontos possíveis em casa, o Dourado somou apenas dez - venceu Fortaleza e Criciúma, além de quatro empates e sete derrotas.

Neste domingo (22), o duelo é contra o Cruzeiro, às 17h30, na Arena Pantanal. Vindo de derrota por 3 a 0 e a cinco pontos de distância para o primeiro fora do Z-4, a vitória em casa é considerada fundamental para fugir do rebaixamento.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Via Brasil cobra na Justiça evasão de pedágio na BR-163

Publicado em 26 de Setembro de 2024 ás 17h 04min


Furgão do CineSolar estaciona na Aldeia Nasepotiti para a estreia de documentário

Publicado em 26 de Setembro de 2024 ás 16h 01min


Educação financeira contribui para a saúde mental, aponta pesquisa

Publicado em 26 de Setembro de 2024 ás 14h 58min


Jornal Online

Edição nº1391 27/09/2024