Noticias
Cama de aviário: uma boa alternativa sustentável
31 de Maio de 2024 as 08h 09min
![](files/fotos/mega_noticias/full/17591.jpg)
A utilização de dejetos de aves na agricultura é uma prática que tem fomentado cada vez mais o setor. Ela faz parte da economia circular uma vez que torna o lixo, um recurso valioso na propriedade. A cama de aviário é uma alternativa sustentável no setor.
Em Nova Mutum, o subproduto avícola é destaque na Fazenda Ilha das Flores. A propriedade de 560 hectares combina a produção de soja e milho estrategicamente próximo a oito núcleos de avicultura, totalizando 32 barracões.
Anualmente são criados nas granjas quatro milhões de frangos que produzem a cama de aviário. O resultado é o acúmulo de restos de rações, fezes e penas misturadas à serragem ou palha de arroz – um adubo natural com destino certo nas lavouras.
O gerente das granjas, Osni Ramos, explica que aloca a cama na beira da lavoura quando se inicia a safra de soja, entre maio e agosto. “Assim que for colhido o milho começa o trabalho para espalhar a cama de aviário nas lavouras. A previsão este ano é que cerca de três mil toneladas saiam dos galpões para fertilizar os campos de cultivos”, comenta Osni.
O proprietário da fazenda, Luiz Divino da Silva, conta que a característica do solo da propriedade varia de 8% a 19% de argila e que mesmo assim, a produtividade na lavoura de soja tem sido expressiva.
“Na nossa propriedade nós temos colhidos na faixa de 65 a 74 sacas por hectare. Nós consideramos essa média muito boa e essa produtividade tem relação com a cama de frango porque a gente sabe que em uma área arenosa não é fácil de produzir bem”, pontua.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Palmeiras deve ter força máxima em meio à pressão
Publicado em 12 de Fevereiro de 2025 ás 18h 15min
Aprosoja foi a 1ª associação estadual de produtores de soja do Brasil
Publicado em 12 de Fevereiro de 2025 ás 13h 11min
Desenvolvimento é impulsionado com liberação de R$ 18,5 bilhões
Publicado em 12 de Fevereiro de 2025 ás 12h 10min