Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 11 de Junho de 2026

Noticias

Cama de aviário: uma boa alternativa sustentável

31 de Maio de 2024 as 08h 09min

Subproduto agrícola dispensa utilização de adubos químicos – Foto: Divulgação

A utilização de dejetos de aves na agricultura é uma prática que tem fomentado cada vez mais o setor. Ela faz parte da economia circular uma vez que torna o lixo, um recurso valioso na propriedade. A cama de aviário é uma alternativa sustentável no setor.

Em Nova Mutum, o subproduto avícola é destaque na Fazenda Ilha das Flores. A propriedade de 560 hectares combina a produção de soja e milho estrategicamente próximo a oito núcleos de avicultura, totalizando 32 barracões.

Anualmente são criados nas granjas quatro milhões de frangos que produzem a cama de aviário. O resultado é o acúmulo de restos de rações, fezes e penas misturadas à serragem ou palha de arroz – um adubo natural com destino certo nas lavouras.

O gerente das granjas, Osni Ramos, explica que aloca a cama na beira da lavoura quando se inicia a safra de soja, entre maio e agosto. “Assim que for colhido o milho começa o trabalho para espalhar a cama de aviário nas lavouras. A previsão este ano é que cerca de três mil toneladas saiam dos galpões para fertilizar os campos de cultivos”, comenta Osni.

O proprietário da fazenda, Luiz Divino da Silva, conta que a característica do solo da propriedade varia de 8% a 19% de argila e que mesmo assim, a produtividade na lavoura de soja tem sido expressiva.

“Na nossa propriedade nós temos colhidos na faixa de 65 a 74 sacas por hectare. Nós consideramos essa média muito boa e essa produtividade tem relação com a cama de frango porque a gente sabe que em uma área arenosa não é fácil de produzir bem”, pontua.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

WF critica Pivetta por defender classificação de facções como terroristas

Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 17h 49min


Associação Antigos Fortes entrega 900 kg de alimentos à Assistência Social em Lucas

Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 16h 49min


Como a Agrotools redefiniu a tecnologia no agronegócio

Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 15h 48min


Jornal Online

Edição nº1816 - 11/06/2026