Noticias
Camex autoriza uso de fundo para baratear querosene de aviação
01 de Dezembro de 2025 as 11h 31min
Medida beneficia Azul, empresa que negocia recuperação judicial – Foto: Divulgação
As companhias aéreas brasileiras poderão financiar a compra de querosene de aviação (QAV) com cobertura do Fundo de Garantia às Exportações (FGE). O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou, quinta (27), em Brasília, a criação de mecanismo que permitirá que as aéreas busquem até R$ 2 bilhões em crédito com a garantia do fundo.
Em troca de ter acesso à garantia do FGC, que resulta em crédito com juros menores, as companhias aéreas terão de estimular o desenvolvimento do mercado de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), as companhias podem exercer a contrapartida de três maneiras: comprar combustível sustentável de aviação produzido nacionalmente; investir em fábricas nacionais de produção de SAF; fazer aportes no Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), em projetos relacionados ao SAF.
Segundo o Mdic, a iniciativa pretende reduzir custos operacionais das companhias aéreas e apoiar a transição energética no setor. O ministério informou que a proposta foi elaborada pelos dez ministérios membros da Camex, pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos e pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
A medida tende a beneficiar diretamente a Azul, que apresentou à justiça dos Estados Unidos um plano de recuperação judicial e busca comprovar maior solidez financeira para viabilizar sua homologação. O novo mecanismo trará um reforço imediato ao caixa, equivalente a capital de giro para compra de combustível.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Empresas lideradas por mulheres têm 20% menos inadimplência
Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 13h 30min
Nasa financia projeto para a construção de casas de vidro na Lua
Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 09h 32min
Reforma do crédito habitacional pode redefinir acesso ao financiamento
Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 07h 32min
