Noticias
Campanha arrecada livros para a ressocialização de presos
11 de Novembro de 2022 as 12h 03min

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) iniciou uma campanha de arrecadação de livros que serão destinados à ressocialização de presos em unidades penais do estado.
Mais de dez comarcas do estado possuem pontos de coleta dos materiais e as doações seguem até o dia 30.
O projeto tem parceria com a Ordem dos Advogados de Mato Grosso (OAB), a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).
O “livro para ser livre” tem o objetivo de ressocializar os detentos e incentivar o hábito da leitura. De acordo com a juiza Edna Ederli Coutinho, a lei prevê remição de pena, pra o reeducando que comprovar a leitura por meio de avaliações.
“Eles se esforçam para ler, depois vão fazer um resumo, ter um acompanhamento para ter certeza que ele leu aquele livro e vamos diminuir a pena conforme foram feitas as leituras. A doação é para todos os tipos de livro, inclusive, alguns podem auxiliar eles na própria escola porque eles têm aula diariamente”, disse.
Em Tangará da Serra, uma equipe da Unemat vai fazer a análise e a avaliação de redações que os detentos precisam fazer após a leitura das obras. No município o ponto de coleta está localizado no Fórum de Tangará e a distribuição será feita no Centro de Detenção Provisória.
Em outros municípios, a coleta também é realizada nos respectivos fóruns de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Sorriso, Diamantino, Barra do Garças, Primavera do Leste e Rondonópolis.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Lançamento revoluciona o controle de lesmas e caracóis nas lavouras
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 13h 29min
O que todo irrigante deve saber sobre perda de carga e diferencial de pressão
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 12h 28min
Arrecadação federal no ano supera 2024, apesar da queda em agosto
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 11h 27min