Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 20 de Fevereiro de 2026

Noticias

Campo Verde e Novo Horizonte do Norte também decretam situação de emergência

02 de Janeiro de 2024 as 15h 19min

Soja castigada pela seca – Foto: Canal Rural

Mato Grosso encerra 2023 com ao menos 20 municípios com decretos de situação de emergência devido à falta de chuvas, que compromete a produção agrícola e pecuária. As medidas variam entre 90 e 120 dias. Campo Verde e Novo Horizonte do Norte fazem parte da lista.

Em alguns municípios são estimados pelo setor produtivo perdas nas lavouras provocadas pelo estresse hídrico e pela seca entre 20% e 50%.

Desde o dia 30 de novembro, conforme publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, há registros de decretos municipais em diversas regiões produtivas do estado.

Decreto publicado no dia 27 de dezembro pela prefeitura de Novo Horizonte do Norte destaca que a medida leva em consideração “a significativa ausência de chuvas durante o período de plantio e desenvolvimento das lavouras no município”, bem como “os prejuízos causados à agricultura familiar, pecuária e agricultura, afetando diretamente a produção e renda dos produtores locais”.

O decreto de NHN leva ainda em consideração dados apresentados pelo núcleo do Vale do Arinos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e do Sindicato Rural de Porto dos Gaúchos (extensão de base Novo Horizonte do Norte), com base em levantamentos da Empaer e do Aproclima, que comprovam “a gravidade da redução de chuva acumulada na região do Vale do Arinos no ano de 2023, somando também o aumento significativo da temperatura, fazendo com que as lavouras sofressem ainda mais com a falta de chuva”.

Com cerca de 235 mil hectares destinados para a soja, Campo Verde também decretou situação de emergência considerando “o relatório detalhado confeccionado pela Secretaria Integrada de Apoio à Segurança Pública por intermédio do departamento de Coordenadoria de Defesa Civil”. A medida terá validade de 90 dias, podendo ser prorrogada.

Confira lista dos municípios com decretos: Alto Paraguai, Araputanga, Bom Jesus do Araguaia, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Canarana, Diamantino, Itanhangá, Jaciara, Nova Maringá, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Paranatinga, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Santo Afonso, Santa Carmem, Sorriso e Tabaporã.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Quatro suspeitos são presos por furto de soja avaliada em mais de R$ 700 mil

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 09h 04min


Trigo: mercado mostra estabilidade, mas a volatilidade segue no radar

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 08h 03min


Copa FMF é confirmada e valerá vaga na Copa do Brasil de 2027

Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 07h 01min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026