Noticias
“Canalizar córregos é burrice e não adianta me pedir”, diz Abilio
11 de Abril de 2025 as 10h 52min
Prefeito afirma que essa não seria a solução – Foto: Divulgação
Após os alagamentos que afetaram vários pontos de Cuiabá na terça e quarta, o prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que “canalizar córregos é burrice” e que não adianta a população pedir a canalização para resolver o problema. A declaração foi feita em um vídeo em suas redes sociais, em que o gestor criticou o lixo na cidade, afirmando que isso é o que causa os alagamentos.
“Canalizar córrego é uma burrice, porque o córrego é a própria natureza definindo a quantidade e o volume e por onde vai passar a água. E aí tem gente que pede pra canalizar os córregos, tentando melhorar ou ocupar um espaço para poder construir mais perto. Não adianta”, afirmou.
A canalização de um córrego modifica o seu leito e trajeto para aumentar a capacidade de escoamento de água e evitar enchentes e erosão na região. No entanto, Abilio afirma que a essa não seria uma solução e que as pessoas devem construir longe de córregos.
“Eu sei que tem muita gente carente, eu sei que tem muita gente que precisa de um lugar pra morar, eu sei que muita gente, às vezes, acha que construir ao lado do córrego é uma oportunidade, porque naquele momento o córrego está fraquinho, mas uma hora a chuva vem e o córrego pode ficar mais forte. E você pode ser uma vítima, inclusive, do grande problema das águas pluviais”, disse.
Em seguida, Abilio afirmou que irá investir em políticas de habitação em locais adequados. “Não vamos apoiar habitação em margens de córregos. O que mais tem chamado na Defesa Civil, na Assistência Social, são pessoas em condição de vulnerabilidade morando nas margens dos córregos. Aí a gente tem que i correndo, tem que achar um jeito de socorrer, um abrigo temporário. E depois, muitas vezes, essas pessoas voltam para as margens dos córregos”, pontuou.
Por fim, o prefeito ainda disse que não adianta “chorar ou culpar o prefeito” nesses casos. “Uma hora a chuva vem, como veio hoje, no aniversário de Cuiabá, pra dar um alerta à população. A população precisa entender. A água, a natureza, tem o seu rumo. A água vai fazer o seu caminho. E aí não adianta chorar, não adianta reclamar, não adianta culpar o prefeito”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi, mas com restrições
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 04h 55min
Ministro dos Transportes prevê 14 leilões rodoviários no país
Publicado em 14 de Dezembro de 2025 ás 13h 15min
Estado inclui disciplina sobre violência contra a mulher
Publicado em 14 de Dezembro de 2025 ás 11h 15min
