Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 11 de Outubro de 2026

Noticias

Candidatos apresentam propostas para ampliar uso da Inteligência Artificial

20 de Agosto de 2026 as 15h 48min

IA, bets e benefícios tributários aparecem nos programas - Foto: Reprodução

Os planos de governo de Otaviano Pivetta (Republicanos), Wellington Fagundes (PL) e Natasha Slhessarenko (PSD) apresentam propostas distintas para áreas como tecnologia, segurança, educação e assistência social. Os documentos foram registrados no DivulgaCand, sistema da Justiça Eleitoral, e têm 49, 57 e 29 páginas, respectivamente.

A inteligência artificial aparece nos três programas, mas com objetivos diferentes. Pivetta prevê aplicações na administração pública, educação, segurança e formação profissional. Wellington cita a tecnologia para fiscalização, saúde, educação e monitoramento ambiental. Natasha concentra a proposta na área educacional, com ferramentas para apoiar professores e estudantes.

No programa de Pivetta, a plataforma Educa.AI usaria análise preditiva para identificar riscos de evasão e acompanhar o desempenho escolar. O plano também prevê inteligência artificial para correção de redações, policiamento ostensivo e automatização de serviços públicos. A tecnologia seria incorporada ainda ao Portal do Servidor.

Wellington propõe o uso de IA pela Secretaria de Fazenda para identificar fraudes e ampliar mecanismos de autorregularização. Na Saúde, prevê um aplicativo com prontuários, exames e histórico clínico. O programa também inclui formação em inteligência artificial para servidores e conteúdos de robótica e pensamento computacional na rede estadual.

Natasha restringe a maior parte das propostas de inteligência artificial à Educação. O plano prevê uma plataforma estadual de aprendizagem voltada ao planejamento e à correção das atividades escolares. A candidata também propõe capacitar profissionais da área e estabelecer regras para o uso responsável da tecnologia pelos estudantes.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Comissão técnica inicia análise dos cadastros para as 50 unidades habitacionais do Verdes Campos

Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 14h 55min


Balança comercial tem superávit de US$ 7,74 bilhões em setembro

Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 12h 39min


Resistência interna ameaça comando de Ananias no PL de MT

Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 10h 46min


Jornal Online

Edição nº1903 - 10a13/10/2026