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Quinta Feira, 06 de Fevereiro de 2025

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Caos global: apagão cibernético atrapalha voos, bancos e comunicação mundial

19 de Julho de 2024 as 19h 14min

Um apagão cibernético detectado na madrugada (no Brasil) desta sexta (19) provocou um verdadeiro caos global, afetando diversos setores importantes, como aviação, bancos e comunicações.O incidente causou a interrupção de centenas de voos em várias partes do mundo, deixando passageiros sem respostas e aeroportos em estado de confusão. Além disso, bancos enfrentaram problemas significativos em suas operações, impedindo transações financeiras e causando preocupação entre os clientes.

A falha também impactou seriamente as comunicações globais, tanto no âmbito pessoal quanto corporativo. Empresas enfrentaram dificuldades para se comunicar internamente e com seus clientes, resultando em perdas financeiras e operacionais.

A interrupção dos serviços de comunicação também afetou serviços de emergência, dificultando a coordenação de respostas a crises em diversas regiões. O apagão afetou usuários da Microsoft, que tiveram problemas para acessar serviços e aplicações do Microsoft 365.

O caos global foi causado por falha em um software fornecido pela Microsoft em parceria com a companhia de segurança cibernética CrowdStrike. As empresas afirmaram, em comunicados separados, que estavam trabalhando para combater o problema.

Nas primeiras horas da manhã, o CEO e presidente da CrowdStrike, George Kurtz, fez uma publicação confirmando o ocorrido. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”, afirmou Kurtz.

A Microsoft e a empresa de cibersegurança CrowdStrike prometeram que os problemas gerados pelo apagão cibernético global já foram resolvidos e devem desaparecer nas próximas horas. As duas companhias informaram que já corrigiram a falha que desencadeou transtornos em todo o mundo.

Após confirmar as falhas, a Microsoft garantiu ter identificado e reparado o problema, mas admitiu que ele pode persistir por algumas horas, afetando alguns aplicativos e serviços do Office 365. “A causa subjacente foi corrigida, no entanto, o impacto residual continua afetando alguns aplicativos e serviços do Microsoft 365. Estamos conduzindo mitigações adicionais para resolver o problema,” disse o perfil no X Microsoft 365 Status.

Já a empresa CrowdStrike informou, posteriormente, ter corrigido o defeito encontrado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, que estaria provocando uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft.

“O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, afirmou o CEO da CrowdStrike em postagem no X. “Recomendamos que os clientes consultem o portal de suporte para as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site”.

O software estava fazendo com que o Microsoft Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”, de acordo com um alerta enviado pela própria CrowdStrike. A companhia ainda voltou a afirmar que não se trata de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético.

Fonte: DA REPORTAGEM

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