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Caos global: apagão cibernético atrapalha voos, bancos e comunicação mundial
19 de Julho de 2024 as 19h 14min
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Um apagão cibernético detectado na madrugada (no Brasil) desta sexta (19) provocou um verdadeiro caos global, afetando diversos setores importantes, como aviação, bancos e comunicações.O incidente causou a interrupção de centenas de voos em várias partes do mundo, deixando passageiros sem respostas e aeroportos em estado de confusão. Além disso, bancos enfrentaram problemas significativos em suas operações, impedindo transações financeiras e causando preocupação entre os clientes.
A falha também impactou seriamente as comunicações globais, tanto no âmbito pessoal quanto corporativo. Empresas enfrentaram dificuldades para se comunicar internamente e com seus clientes, resultando em perdas financeiras e operacionais.
A interrupção dos serviços de comunicação também afetou serviços de emergência, dificultando a coordenação de respostas a crises em diversas regiões. O apagão afetou usuários da Microsoft, que tiveram problemas para acessar serviços e aplicações do Microsoft 365.
O caos global foi causado por falha em um software fornecido pela Microsoft em parceria com a companhia de segurança cibernética CrowdStrike. As empresas afirmaram, em comunicados separados, que estavam trabalhando para combater o problema.
Nas primeiras horas da manhã, o CEO e presidente da CrowdStrike, George Kurtz, fez uma publicação confirmando o ocorrido. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”, afirmou Kurtz.
A Microsoft e a empresa de cibersegurança CrowdStrike prometeram que os problemas gerados pelo apagão cibernético global já foram resolvidos e devem desaparecer nas próximas horas. As duas companhias informaram que já corrigiram a falha que desencadeou transtornos em todo o mundo.
Após confirmar as falhas, a Microsoft garantiu ter identificado e reparado o problema, mas admitiu que ele pode persistir por algumas horas, afetando alguns aplicativos e serviços do Office 365. “A causa subjacente foi corrigida, no entanto, o impacto residual continua afetando alguns aplicativos e serviços do Microsoft 365. Estamos conduzindo mitigações adicionais para resolver o problema,” disse o perfil no X Microsoft 365 Status.
Já a empresa CrowdStrike informou, posteriormente, ter corrigido o defeito encontrado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, que estaria provocando uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft.
“O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, afirmou o CEO da CrowdStrike em postagem no X. “Recomendamos que os clientes consultem o portal de suporte para as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site”.
O software estava fazendo com que o Microsoft Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”, de acordo com um alerta enviado pela própria CrowdStrike. A companhia ainda voltou a afirmar que não se trata de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético.
Fonte: DA REPORTAGEM
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