Noticias
CAOS NA SAÚDE
Deputados apontam sucateamento da saúde pública em MT Comissão da Saúde da ALMT chega a conclusão após visitas a unidades de saúde
06 de Junho de 2019 as 00h 40min
Deputados da Comissão de Saúde visitam CERMAC – Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
CLEMERSON SM
clemersonsm@msn.com
Após visitas a sete unidades de saúde Pública em Mato Grosso, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que é composta por quatro médicos avalia que, de um modo geral, a saúde pública do estado está em franco sucateamento no que se refere a estrutura de atendimento à população, como também, as condições precárias de trabalho pelas quais os servidores estão sendo submetidos.
O deputado Dr. Gimenez (PV), um dos membros da comissão diz estar perplexo com a desativação integral do setor de imagens do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade em Cuiabá.
“O cidadão fica desassistido e tem que migrar para outras instituições para a realização de exames como de raio-X e ultrassonografia, ou ficar sem tratamento. A situação compromete acompanhamento a doenças graves, como a tuberculose”, pontua o deputado.
Na avaliação do parlamentar, o problema mais crítico está em encontrar médicos especialistas com alta qualificação em condição de subaproveitamento dentro do Estado. O deputado não tem esperanças de que este cenário mude a curto e médio prazo, pelo contrário, a tendência segundo ele é que a situação fique ainda pior.
“A tendência é que situação fique ainda mais crítica porque do quadro de 31 médicos especialistas, 12 estão em vias de se aposentar, o que vai emperrar ainda mais o funcionamento da saúde estadual, que não tem concurso público para contratação de especialistas há mais de 17 anos. Ver tudo isso de perto é muito deprimente”, desabafa o deputado.
O objetivo das visitas da Comissão de Saúde da ALMT é construir política de saúde pública junto com o governo do Estado, gerando alternativas mais eficientes e humanizadas.
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
