Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 23 de Abril de 2026

Noticias

Capim pé-de-galinha coloca sojicultores em alerta

26 de Agosto de 2022 as 07h 30min

Desembolso de 10 sacas/ha apenas com herbicidas na próxima safra da oleaginosa – Foto: Divulgação

Considerado de difícil controle, o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) tornou-se uma grande ameaça à produtividade das principais culturas em Mato Grosso, entre elas, a soja.

Produtores rurais calculam um desembolso aproximado de dez sacas por hectare apenas com herbicidas na próxima safra da oleaginosa, cujo plantio inicia após o dia 15 de setembro no estado. O Patrulheiro Agro, em seu episódio 47, visitou Campo Verde e Jaciara para mostrar a preocupação de agricultores que, a cada dia, gastam mais para tentar eliminar a planta.

Os produtores Fernando Ferri e Luiz Bier comentam que uma das dificuldades é fazer o controle da planta daninha com o uso de pré-emergentes. “Era uma planta que conseguíamos fazer um manejo pré-plantio com paraquat e agora não há mais o herbicida no mercado. O glifosato custa caro e, para você fazer uma dose, são quatro quilos. Hoje passa de R$ 400 só o herbicida por aplicação”, comenta Ferri.

Ele afirma ter calculado um custo para a safra 2022/23 de soja de aproximadamente dez sacas por hectare só com herbicida para controlar o pé-de-galinha. Produtores de Campo Verde e Jaciara afirmam que o maior desafio hoje é encontrar alternativas para escapar da matocompetição.

Para a próxima safra, o agricultor José Schinoca optou por gradear as áreas com a presença de capim-pé-de-galinha, arrancando as plantas adultas. “A hora que chover, claro que essa semente vai germinar. Acreditamos que o combate contra ela vai ser mais facilitado. Ela é muito agressiva, competitiva e de difícil controle”, comenta.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

LS Tractor lança nova série Plus PRO na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 13h 12min


Fusca perde freio, destrói muro de casa e deixa mulher ferida em Alta Floresta

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 11h 23min


Governo de MT amplia atendimento às mulheres vítimas de agressões

Publicado em 23 de Abril de 2026 ás 09h 09min


Jornal Online

Edição nº1784 - 24/04/2026