Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Noticias

Caramuru inicia comercialização

18 de Agosto de 2023 as 08h 44min

Proteína Concentrada de Soja é reaproveitada com alta eficiência energética – Foto: Divulgação

A Caramuru Alimentos, uma das líderes no mercado de processamento de soja, milho, girassol e canola, acaba de anunciar que iniciou a comercialização do etanol hidratado de soja produzido em seu complexo industrial de Sorriso.

A iniciativa da produção do biocombustível etanol, com a matéria-prima soja, é pioneira na indústria global (as experiências atuais são a partir de cana-de-açúcar, milho ou beterraba).

Conforme comunicado da companhia, o etanol é produzido a partir do melaço de soja, resultante do processamento da Proteína Concentrada de Soja (SPC). Neste processo, todo o potencial dessa matéria-prima é reaproveitado com alta eficiência energética, minimizando os impactos ambientais.

A unidade industrial de Sorriso tem capacidade anual de 9,5 milhões de litros de etanol hidratado. Destes, 72% serão comercializados no mercado interno brasileiro e 28% consumidos na planta como insumos.

Atualmente, as empresas precisam comprar etanol no mercado e utilizá-lo como solvente para produzirem o concentrado proteico.

Com a produção própria de etanol, as indústrias de SPC conseguem eliminar a necessidade de compra do insumo, explicou a Caramuru.

Na unidade, a empresa já produz farelo de soja hipro, óleo, lecitina e SPC. Ao processar a soja, serão produzidos simultaneamente energia elétrica (por meio da cogeração), biodiesel e etanol hidratado.

O projeto é tido como pioneiro e inovador e foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

A planta é uma das primeiras no Brasil e no mundo a produzir etanol de soja em escala comercial. A ampliação do complexo industrial da Caramuru proporcionará a criação de 60 novos empregos diretos e 200 indiretos.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

TCE-MT quer pôr fim aos lixões em Mato Grosso

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 11h 21min


Panetone movimenta R$ 1,2 bilhão no mercado interno

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 09h 22min


Câmara de Sinop encerra 1º ano de legislatura

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 07h 20min


Jornal Online

Edição nº1700 - 20/12/2025