Noticias
Carne mato-grossense é destaque em feira mundial na China
23 de Maio de 2025 as 10h 40min

A carne bovina de Mato Grosso ganhou destaque durante o seminário "Comércio Sustentável de Carne Bovina China-Brasil", promovido na Exposição SIAL de Xangai, na China. O evento é um dos maiores encontros globais da indústria de alimentos e reuniu autoridades, empresários e especialistas do setor agropecuário.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) representaram o estado no seminário. O objetivo principal foi reforçar a imagem da carne mato-grossense como uma das mais sustentáveis e eficientes do mundo, alinhada às exigências do mercado internacional.
A iniciativa foi promovida pela Câmara de Importadores e Exportadores Chineses de Produtos Agrícolas, Agropecuários e Alimentos (CFNA), que mantém vínculo institucional com o Ministério do Comércio da China e tem papel semelhante ao da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o Imac passou por uma reestruturação para se alinhar às diretrizes federais e ampliar sua atuação no mercado internacional. “O Imac é uma equipe pequena, mas gigante, que trabalha dia e noite para mostrar que a carne de Mato Grosso é sustentável, saborosa, tem ótimo custo-benefício e baixo impacto ambiental”, afirmou.
A fala de Miranda foi reforçada pelo presidente do Imac, Caio Penido, que também é produtor rural. Ele destacou o compromisso do setor com práticas de manejo responsável, preservação ambiental e respeito ao Código Florestal Brasileiro. “Essa é uma proteína sagrada, que ajudou a civilização a se desenvolver. O Brasil tem um modelo único: produz com respeito ao gado, à terra e à floresta. É essa história que viemos contar à China, nossa parceira estratégica”, disse.
Miranda também ressaltou os avanços promovidos pela exigência chinesa por animais mais jovens, conhecidos como "boi China". O padrão impulsionou investimentos em genética, nutrição e gestão das fazendas. “Essa demanda ajudou a liberar milhões de hectares para a agricultura, sem necessidade de desmatamento. Mato Grosso pode dobrar sua produção nos próximos dez anos sem derrubar uma árvore. Isso é segurança alimentar com sustentabilidade para o mundo”, concluiu.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Governo licita mais R$ 233 milhões em obras de infraestrutura
Publicado em 16 de Outubro de 2025 ás 05h 21min
Sorriso: Alei busca com o Estado mais reforço na segurança
Publicado em 16 de Outubro de 2025 ás 04h 28min
Primeiro drone do estado para combater incêndios em edifícios
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 18h 29min