Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

Cartórios de Notas atingem a marca de 88 mil atos digitais

27 de Fevereiro de 2025 as 06h 22min

Plataforma também registra crescimento contínuo de usuários em todo o Brasil – Foto: Divulgação

Mato Grosso alcançou a marca de 88 mil atos notariais realizados de forma 100% online pelo e-Notariado, plataforma que permite que a prática de atos como escrituras de compra e venda, doação, procurações, divórcios, testamentos e inventários em meio eletrônico.

O sistema, que tem registrado aumento contínuo desde seu lançamento, já realizou mais de 66 mil escrituras e quase 22 mil procurações digitais, além de quase 25 testamentos online e mais de 700 atas notariais.

Desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e lançada durante a pandemia da Covid-19, a ferramenta, a plataforma modernizou a prática de atos notariais no Brasil, permitindo que os serviços sejam realizados à distância, sem a necessidade de deslocamento ao Cartório.

Em dezembro de 2024, foi registrado o maior volume mensal da história da plataforma, com mais de 83 mil atos digitais realizados Brasil afora, consolidando a preferência pelos serviços online. O ano de 2024 também marcou um crescimento expressivo de 39% em relação a 2023, refletindo o aumento da adesão da população aos serviços digitais.

Além das escrituras e procurações, que também podem ser feitas presencialmente em qualquer Cartório de Notas, a plataforma oferece outros serviços exclusivamente digitais, como a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) e o e-Not Assina, sistema de assinaturas digitais com validade jurídica.

"A adesão aos serviços eletrônicos cresce constantemente, evidenciando como os mato-grossenses incorporam rapidamente as soluções digitais. Esse movimento, acelerado durante a pandemia, contou com o suporte dos Cartórios de Notas para atender à nova demanda", destaca Edivaldo Semensato, presidente do CNB/MT.

Ele acrescenta: "O cenário de inovação vem simplificando a rotina dos cidadãos em todo o país, e Mato Grosso segue essa tendência. Nos Tabelionatos de Notas, esse avanço é impulsionado pela plataforma e-Notariado, que promove a digitalização dos serviços notariais, garantindo segurança jurídica e modernização”, acrescenta.

O e-Notariado (www.e-notariado.org.br) utiliza tecnologia avançada, como videoconferências e assinaturas digitais com certificação gratuita, para garantir a autenticidade e a validade jurídica dos atos. “Os Cartórios de Notas de Mato Grosso estão atentos aos avanços tecnológicos e se preparam continuamente para o futuro, oferecendo soluções cada vez mais ágeis e acessíveis à população”, conclui Semensato.

Para realizar um ato notarial digital pela plataforma, o interessado deve acessar o site oficial (www.e-notariado.org.br) e criar um cadastro. O primeiro passo é obter o Certificado Digital Notarizado, que é emitido gratuitamente por qualquer tabelião de notas de forma online ou digital. Esse certificado é necessário para validar a identidade do usuário e garantir a autenticidade das assinaturas digitais.

Após a emissão do certificado, o usuário pode solicitar o serviço desejado diretamente na plataforma, como escrituras, procurações ou testamentos. O tabelião agendará uma videoconferência para confirmar a manifestação de vontade das partes, garantindo a validade jurídica do ato. Uma vez concluído, o documento digital é enviado ao interessado e pode ser verificado por meio de QR Code.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min


Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


França tem seus primeiros bilionários da IA

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 05h 37min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025