Noticias
Casa Cuiabana recebe workshop sobre equidade racial e representatividade
22 de Novembro de 2024 as 10h 07min
Evento gratuito é realizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial - Foto: DivulgaçãoO Centro Cultural Casa Cuiabana recebe neste sábado (23), das 8h às 18h, o Workshop “Vozes Negras de Mato Grosso: por uma Comunicação mais diversa”, que busca sensibilizar e capacitar sobre a importância da equidade racial e da representatividade na produção de conteúdos midiáticos.
Direcionado a jornalistas, profissionais e estudantes de comunicação de todo o Estado, o evento é gratuito e os participantes terão direito a certificado emitido pelo Instituto Federal de Mato Grosso.
As atividades visam ampliar a visibilidade das vozes negras e indígenas e conscientizar sobre práticas de comunicação antirracistas, bem como refletir sobre a ocupação do mercado de trabalho por profissionais negros e indígenas na área. Também será divulgada uma lista de fontes negras para serem utilizadas pela comunicação.
Com o tema "Relações Raciais e Comunicação: Construindo Narrativas de Inclusão e Diversidade", a palestra magna do evento será feita pela professora doutora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação da UFMT (Nepre/UFMT) Cândida Soares.
A programação conta ainda com a mesa de debate “As fontes falam. Você escuta?”, e com os painéis “Diálogos com representantes dos movimentos negros e indígenas de Mato Grosso” e “Como evitar estereótipos e preconceitos na produção de conteúdos midiáticos”. Os temas serão debatidos e apresentados por renomados especialistas negros, ciganos e indígenas de Mato Grosso.
Haverá também um espaço para a apresentação de boas práticas de equidade racial na comunicação de Mato Grosso. O evento se encerrará com um sarau no quintal da Casa Cuiabana, com apresentações culturais, palco livre e bebidas grátis para os participantes
O 1º Workshop de Equidade Racial de Mato Grosso “Vozes Negras de Mato Grosso: por uma Comunicação mais diversa” é uma realização da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-MT), do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Capital humano gera reconhecimento das empresas do agro em premiações
Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 09h 49min
Ilha “fantasma” surgiu no Mar Cáspio e agora está desaparecendo
Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 07h 46min
Janeiro Branco: depressão, ansiedade e estresse podem afetar a sua saúde bucal
Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 05h 44min