Noticias
CASE DE SUCESSO Sinop é destaque na implementação de políticas públicas em educação ambiental
18 de Outubro de 2019 as 13h 57min

Assesoria
O município de Sinop foi destaque durante a oficina de indicadores de políticas públicas em educação ambiental, realizada na capital do Estado entre os dias 14, 15 e 16 desse mês, por meio da Anppea - Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental - e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A agenda, que reuniu representantes de diferentes municípios como propósito de fortalecer, discutir e alinhar experiências e diálogos, colocou o município como uma referência em EA.
Superintendente de Educação Ambiental da Sema Mato Grosso, Vânia Márcia Montalvão Guedes César lembra que, no Estado, vive-se uma importante fase de monitoramento dos indicadores desse setor, a partir de legislação específica e já em vigor. A expertise de Sinop, por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e seu setor de Educação Ambiental, reafirma a consolidação de planos efetivo e estratégico na área.
"Sinop é, hoje, o município do Estado de Mato Grosso que tem efetivamente políticas públicas de educação ambiental acontecendo. Sinop tem demonstrado que as suas ações de educação ambiental são efetivas, com compromisso com a sociedade, tem uma responsabilidade com as pessoas que são ouvidas no processo de gestão ambiental. A experiência e oportunidade de que outros municípios que estiveram aqui, mesmo outras instituições durante os três dias, que puderam conhecer a experiência de Sinop, foi extremamente importante. Não posso deixar de parabenizar a essa equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município, principalmente, equipe de educação ambiental que tem atuado de uma forma extremamente considerável, respeitosa e que são de fato verdadeiros educadores ambientais", destacou Vânia César.
Do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal, participaram da formação na capital mato-grossense as técnicas Aline Magioni, coordenadora de setor, e Rubia Naves de Paula Mendonça. Como destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, a boa notícia reforça o estabelecimento de polícias assertivas determinadas pela prefeita Rosana Martinelli com o propósito de reforçar Sinop como uma exportadora de boas experiências. "A soma de esforços de toda a equipe faz a diferença e reforça nosso compromisso com em atender as diretrizes traçadas com a prefeita Rosana Martinelli. Tornar Sinop um case de sucesso também na educação ambiental mostra a preocupação municipal para que, desde cedo, essa área esteja na agenda pública e contemple o maior número de pessoas com ações de formação, palestras, campanhas, entre outras", considerou.
FORMAÇÕES
Conforme Henriqueta Andrade Raymundo, secretária executiva da Anppea, vários Estados brasileiros também estão recebendo o ciclo de formações promovido pela Articulação. O objetivo principal é estabelecer e, ao mesmo tempo, traçar um diagnóstico da EA no país. No dia 13 de novembro, em Brasília, será lançado o Sistema Monitora EA e que permitirá "um retrato de como estão as políticas públicas de educação ambiental no país, pontua a representante.
"Essa oficina em Cuiabá é mais uma que realizamos e, aqui, juntamente com a Sema, para ter formadores, as políticas de EA cada vez mais fortalecidas e consolidadas para que possamos alcançar bons resultados e caminhar para a transição de sociedades sustentáveis", considerou Henriqueta.
Veja Mais
Deputados aprovam mudança na correção do Fethab
Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 05h 20min
TCE cobra ações urgentes para meta de saneamento
Publicado em 19 de Julho de 2025 ás 13h 25min
Sema habilita Nova Ubiratã e S.R. Trivelato para emissão de licenças
Publicado em 19 de Julho de 2025 ás 11h 24min