Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 20 de Maio de 2025

Noticias

Caso de gripe aviária marca nova era do vírus no Brasil

20 de Maio de 2025 as 06h 03min

Enfermeiro verificando se frango está com gripe aviária – Foto: Agência Brasil

O Brasil registrou seu primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial na última sexta (16). De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), órgão da ONU que lidera esforços no combate à fome, a descoberta marca uma nova era do vírus no Brasil.

A doença já havia sido detectada no Brasil antes, mas em aves silvestres, fora das granjas. O novo registro já fez países como China, União Europeia e Argentina abandonarem a compra de frango brasileiro.

De acordo com a FAO, o vírus pode causar um impacto grande no país, afetando, além da saúde dos frangos, o sistema alimentar brasileiro. O órgão se preocupa ainda com o risco, ainda que baixo, da transmissão do vírus de animais vivos para seres humanos.

“Os avanços recentes da gripe aviária reforçam a urgência de fortalecer os sistemas nacionais de vigilância, biossegurança e resposta rápida, com atenção especial aos pequenos e médios produtores”, disse o representante da FAO no Brasil, Jorge Meza.

“É importante adotar a abordagem de ‘Uma só saúde’, que considera de forma integrada as interações entre animais, seres humanos e o meio ambiente, o que pode ajudar a conter a propagação do vírus”, completou ainda, segundo O Globo.

GRIPE AVIÁRIA
O que encontraram na granja em Montenegro foi o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) numa avicultura comercial brasileira. Até então, os casos tinham sido detectados entre aves silvestres. Não é um vírus novo. Ele circula desde 2006 principalmente na Ásia, África e norte da Europa.

A suspeita de gripe aviária foi averiguada num estabelecimento de reprodução na segunda-feira (12), segundo a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Após coletar as amostras, a pasta as enviou para um laboratório em Campinas (SP). Foi esse laboratório que confirmou o diagnóstico.

A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos botados por elas, reforçou a pasta. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, diz nota publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Além disso, o risco do vírus da gripe aviária infectar humanos é baixo. Na maioria dos casos, isso ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves.

É que o vírus é transmitido principalmente pelo contato direto com aves infectadas (secreções respiratórias, fezes). A transmissão também ocorre indiretamente, por meio de contato com equipamentos, veículos, água, alimentos ou roupas contaminadas.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Audiência pública vai discutir câmeras nas fardas de militares

Publicado em 20 de Maio de 2025 ás 09h 04min


Sinop: Saúde promove campanha de conscientização sobre riscos da automedicação

Publicado em 20 de Maio de 2025 ás 07h 59min


Circuito Aprosoja MT avança com eventos em Cláudia e Sinop

Publicado em 20 de Maio de 2025 ás 07h 00min


Jornal Online

Edição nº1548 - 20/05/2025