Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Março de 2026

Noticias

CASOS DE COVID-19; Sinop e Colíder entram para a lista de risco “muito alto”

São 22 municípios nesta classificação; todos os leitos do HR Sinop estão ocupados

01 de Julho de 2020 as 07h 00min

Foto: Clemerson Mendes

DA REPORTAGEM

 

A Secretaria Estadual de Saúde inseriu Sinop e Colíder na lista dos 22 municípios com classificação de risco “muito alto” para o novo coronavírus considerando o grande aumento de casos positivos nos últimos sete dias. O Estado constatou que são 117 casos ativos e o aumento é de 40,59%. Até semana passada, o risco era “alto” (penúltimo degrau na escala).

O Hospital Regional de Sinop, que tem 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19, está com todos leitos lotados desde o final de semana. Colíder também entrou na classificação de risco “muito alto” porque apresentou crescimento de 129% no número de casos da doença na última semana.

Nenhuma cidade “abaixou” de nível, e as demais que seguem na lista de alto risco são: Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá, Juruena, Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus estão mais de 60 cidades, dentre elas Matupá, Peixoto de Azevedo, Feliz Natal, Cláudia, Diamantino, Juína, Juara, Terra Nova do Norte, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Itaúba, Tabaporã, Itanhangá, Paranaíta, União do Sul e Nova Monte Verde.

 

CLASSIFICAÇÃO

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana.

 

RECOMENDAÇÕES

E CUIDADOS

Diante deste cenário aparentemente caótico, as boas maneiras higiênicas e sociais ainda são a melhor forma de prevenção e também para evitar a propagação comunitária do vírus. Entre elas:

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- Usar máscara quando sair de casa;

- Evitar aglomerações;

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Veja Mais

Virginia admite convite para disputar vaga nessas eleições

Publicado em 13 de Março de 2026 ás 16h 50min


Diego Guimarães cobra investigação sobre alta dos combustíveis em MT

Publicado em 13 de Março de 2026 ás 15h 48min


Crédito e emprego explicam vendas no comércio em patamar recorde

Publicado em 13 de Março de 2026 ás 14h 48min


Jornal Online

Edição nº1757 - 14a16/03/2026