Noticias
Casos suspeitos em humanos em MT testam negativo
20 de Junho de 2025 as 10h 37min
Risco de infecção em humanos permanece considerado baixo – Foto: Indea-MT
Os dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos registrados em Campinápolis, testaram negativo após análises laboratoriais. Em nota, o Ministério da Saúde reforça que, até o momento, não há nenhum caso confirmado da doença em humanos no Brasil.
Os pacientes, que apresentavam sintomas gripais e haviam tido contato direto e/ou indireto com aves infectadas, estavam sendo tratados com fosfato de oseltamivir e seguiam em monitoramento. Outras 10 pessoas que também tiveram contato direto e/ou indireto com as aves seguem sendo acompanhadas pelas autoridades sanitárias.
O risco de infecção em humanos permanece considerado baixo, de acordo com o Ministério da Saúde, e está restrito ao contato direto com aves doentes ou ambientes contaminados. Não há registro em todo o mundo de transmissão da doença de uma pessoa para outra. O consumo de carne de frango ou ovos não representa qualquer perigo à saúde pública.
Para prevenir possíveis surtos, o Ministério da Saúde lançou, ainda em dezembro de 2024, o Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária. O documento estabelece diretrizes para ações coordenadas de vigilância epidemiológica, diagnóstico laboratorial, assistência médica e comunicação com a população.
A pasta também elaborou o Guia de Vigilância da Influenza Aviária em Humanos, que detalha os critérios para definição de casos suspeitos, manejo clínico e protocolos laboratoriais. As autoridades reforçam que a medida mais eficaz de prevenção continua sendo evitar o contato com aves mortas ou com sinais de doença.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
BR-163 terá bloqueios temporários para obras nas pontes dos rios Nandico e Caiabi
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 12h 57min
O que se sabe sobre denúncia de estupro coletivo contra criança em escola em Cuiabá
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 10h 56min
Padre pedófilo é proibido de trabalhar fora da prisão em MT
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 08h 56min
