Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 03 de Novembro de 2026

Noticias

Cattani cobra Sema por falhas no Sisflora e no CAR

27 de Outubro de 2026 as 09h 30min

Deputado relata prejuízos a madeireiros e pequenos produtores - Foto: Assessoria

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) cobrou providências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) sobre falhas no sistema de controle florestal e cancelamentos de cadastros ambientais de pequenos produtores rurais. 

Um dos problemas apontados é a instabilidade do Sisflora, plataforma utilizada para controlar a comercialização e o transporte de produtos florestais. Segundo o parlamentar, a indisponibilidade do sistema impede empresas do setor de emitir notas fiscais, transportar cargas e vender madeira.

Ao criticar a situação, Cattani afirmou que a interrupção compromete as atividades comerciais. “Se coloca no lugar desses empresários que estão aí sem poder vender o seu produto, sem poder comercializar há tantos dias por culpa do Estado, por culpa da secretaria”, declarou.

O deputado também questionou os recursos destinados à ferramenta e os efeitos das falhas sobre a cadeia produtiva. “É um sistema caríssimo, pago pelo Estado de Mato Grosso, mas que não funciona”, disse. Para ele, é necessário corrigir o problema para evitar prejuízos aos empresários e trabalhadores do setor florestal.

Outra reclamação envolve pequenos produtores do assentamento Pontal do Marape, que, segundo Cattani, tiveram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) cancelado após o registro de outro cadastro sobreposto à área. O documento é utilizado na regularização ambiental dos imóveis rurais e sua ausência pode dificultar o acesso a crédito.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

FGTS mantém orçamento de R$ 144,5 bilhões para habitação

Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 08h 47min


Conhecimento que conscientiza: Lei Maria da Penha é tema de palestra em Santa Carmem

Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 06h 47min


PAA Sorriso prevê aquisição de 22,7 toneladas de alimentos da agricultura familiar

Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 04h 42min


Jornal Online

Edição nº1917 - 03/11/2026