Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 15 de Novembro de 2025

Noticias

CCJ do Senado aprova fim da reeleição e mandato de 5 anos

23 de Maio de 2025 as 13h 45min

PEC avança com fim da reeleição e unificação dos pleitos em 2034 - Foto: Assessoria

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na quarta (21) uma proposta de emenda à Constituição que extingue o direito à reeleição para cargos do Executivo e unifica as eleições no país. A medida, se aprovada em plenário, valerá para prefeitos a partir de 2028 e para governadores e presidente da República a partir de 2030.

A PEC também altera a duração dos mandatos. Prefeitos, governadores, presidente, deputados e vereadores passarão a cumprir cinco anos de mandato. A medida impacta ainda os senadores, que terão o mandato reduzido de oito para cinco anos — mudança que ocorrerá gradualmente até 2034.

Segundo o relator Marcelo Castro (MDB-PI), a proposta busca simplificar o calendário eleitoral e reduzir gastos. A transição prevê que senadores eleitos em 2026 cumprirão oito anos, os de 2030 terão nove anos de mandato, e só a partir de 2034 o prazo será unificado em cinco anos.

Atualmente, as eleições gerais e municipais são realizadas com dois anos de intervalo. A unificação proposta prevê que, a partir de 2034, todos os cargos do Executivo e Legislativo sejam eleitos simultaneamente a cada cinco anos.

O texto mantém a vedação à reeleição consecutiva para as presidências da Câmara e do Senado dentro da mesma legislatura. Como os mandatos parlamentares também passarão a ser de cinco anos, o impacto atinge diretamente o tempo de gestão dos presidentes das Casas.

A proposta enfrentou divergências internas. O texto final resultou de cinco versões apresentadas por Castro. Um dos pontos mais sensíveis foi a duração do mandato de senador. Inicialmente, ele havia sugerido aumentar para dez anos, mas recuou diante de críticas e acordou a redução para cinco anos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Haddad diz que taxa de 3,6% do vale-refeição é “mais civilizada”

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 17h 48min


Demanda por óleo de algodão impulsiona alta de 5,9% no preço do caroço em MT

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 16h 47min


Mendes lidera disputa ao Senado

Publicado em 14 de Novembro de 2025 ás 15h 46min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025