Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 01 de Julho de 2024

Noticias

Ceifar reduz perdas em até 110 kg/ha e marca nova era na cultura do gergelim

12 de Junho de 2024 as 05h 57min

Por conta de sua característica fisiológica, o gergelim tende a abrir – Foto: Divulgação

Um novo divisor de águas na cultura do gergelim. Essa é a visão de diversos produtores de Canarana e região sobre o Ceifar®, o adjuvante de calda selador de vagem desenvolvido pela Síntese Agro Science. O que mais chama a atenção é sua eficiência quanto à redução de perdas na colheita do cereal.

O Ceifar® é um produto à base de cola natural, que ajuda a ‘colar’ a cápsula do gergelim, reduzindo assim as perdas. De acordo com o gestor da Síntese em Canarana, Keller dos Santos, a aceitação do produto pelos produtores tem sido extremamente positiva nesta safra. Em algumas áreas, a redução chegou a 110 quilos por hectare.

“Como o gergelim abre por conta da sua característica fisiológica, ao fazer a aplicação do produto é possível reduzir essa abertura, diminuindo as perdas. Nós conferimos de perto o plantio em algumas fazendas e o resultado na colheita foi esse: acima dos 100 quilos por hectare”, aponta Keller.

Esse aumento na produtividade pode ser constatado pelo produtor rural Túlio. O produto foi testado e aprovado na Fazenda Formosa, do grupo Telles. “Vimos de perto essa diferença (na produtividade), realmente deu resultado. O Ceifar® veio para revolucionar a cultura do gergelim, e eu tenho certeza que isso vai impulsionar ainda mais a importância de Canarana no mapa do agronegócio não apenas em nível Mato Grosso, mas sim em nível Brasil”, afirma o produtor.

Keller reitera que foram feitas diversas repetições, e em todas atingiu-se essa diferença superior a 100 kg/ha. “A nossa tecnologia embarcada no Ceifar®, e em tantos outros produtos das linhas voltadas ao gergelim, constata o quanto temos tido êxito no desenvolvimento daquilo que realmente vai trazer soluções ao produtor. Por isso, investimos em pesquisa para que o gergelim seja a nova fronteira agrícola, se igualando, ou até mesmo superando, ao destaque que soja e milho possuem atualmente”, completa.

Mas o otimismo tem sentido. Canarana é a maior produtora nacional de gergelim, respondendo por quase 50% da área total destinado à cultura, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na safra 2023/24, a expectativa do mercado é dobrar a produção em relação à temporada anterior, quando foram colhidas 174 mil toneladas, em uma área de 361 mil hectares – 300 vezes mais do que se plantava há 10 anos.

Para se ter uma ideia do quanto tem sido rentável plantar gergelim, o preço médio da tonelada para exportação varia entre 1,4 mil e 1,5 mil dólares, o que garante boa margem de rentabilidade ao produtor.

As exportações de gergelim subiram de 42 mil toneladas (2022) para mais de 151 mil toneladas (2023), um aumento de 257%. A Índia é o principal destino do gergelim brasileiro, com 53,7 toneladas, conforme dados do IBRAFE. Outros importantes mercados consumidores são Turquia, Guatemala e Arábia Saudita. No mundo, a produção do gergelim dobrou na última década, saltando de 10 para 20 milhões de toneladas.

LINHA INDICUM

Em janeiro, durante a Dinetec 2024, a Síntese Agro Science apresentou uma linha com mais de 9 produtos específicos para o gergelim, desde fertilizante mineral simples, misto ou organomineral, até o Ceifar®.

“Para garantir maior produtividade no campo, a Síntese trabalha com 3 vertentes de produtos: Nutri, Bio e Spray. O Vital®, por exemplo, foi desenvolvido com enzimas “exclusivas” extraídas de cepas selecionadas da cultura em anos anteriores, para podermos levar uma melhor interação com a planta do gergelim. Estou falando de produtos desenvolvidos e pensados exclusivamente para a cultura. Isso economiza o investimento em fertilizantes químicos, com uma pegada mais sustentável”, afirmou à época o gerente comercial da Síntese Agro Science, Carlos Corniani.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Polícia Civil e Politec fiscalizam propriedades rurais embargadas

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 08h 11min


Milharais tem espigas inteiras devoradas por ratos no estado

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 06h 07min


Empresas de fachada do agro movimentaram mais de R$ 100 mi

Publicado em 30 de Junho de 2024 ás 12h 16min


Jornal Online

Edição nº1325 28/06/2024