Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 23 de Junho de 2026

Noticias

Centro-Oeste será contemplado com recursos destinados à irrigação

13 de Outubro de 2023 as 11h 24min

Recursos serão destinados ao apoio aos polos e projetos de agricultura irrigada – Foto: Divulgação

A agricultura irrigável do Centro-Oeste terá garantido no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), em 2024, os 20% de recursos para o setor de acordo com o Art. 42 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), o montante deste percentual chega a R$ 8.113.445,00.

A confirmação veio por meio de Nota Técnica emitida pela Consultoria de Orçamentos do Senado Federal (Conorf), em solicitação protocolada pelo senador Jayme Campos.

Os recursos dotados para o Centro-Oeste serão destinados ao apoio aos polos e projetos de agricultura irrigada e também ao apoio ao desenvolvimento da agricultura irrigada.

A articulação institucional da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR), contribuiu para que fosse cumprido o Art. 42 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), com redação válida até 2028, onde a União deve aplicar dos recursos destinados à irrigação 20% na Região Centro-Oeste.  

APROFIR MT salienta que mesmo com esses recursos já consolidados, a associação ainda busca mais recursos que possam dar a sustentação mais rápida para o crescimento das áreas irrigadas não só em Mato Grosso, mas para todo o Centro-oeste.

“A APROFIR MT também junto com o Conselho Brasileiro de Feijão e Pulses (CBFP), buscam apoiar a criação de outras associações nos estados brasileiros interessados, para fomentar os pulses, feijões, gergelim, amendoim, trigo e a irrigação”, explicou o diretor executivo da APROFIR, Afrânio Migliari.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Exportações de açúcar somam 1,6 milhão de toneladas no line-up

Publicado em 23 de Junho de 2026 ás 18h 18min


Sinop: instalação de Núcleo do INPA deve fortalecer pesquisa e inovação

Publicado em 23 de Junho de 2026 ás 17h 17min


Natasha busca vice do agro no Nortão

Publicado em 23 de Junho de 2026 ás 16h 17min


Jornal Online

Edição nº1825 - 24/06/2026