Noticias
Centro de Convivência implanta o projeto Horta Comunitária em Sinop
29 de Outubro de 2024 as 07h 22min
Projeto Horta Comunitária começa a ser implantado – Foto: Divulgação
O cultivo da horta comunitária já é rotina para os participantes do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Menino Jesus e, neste mês, o projeto começou a ser implantado também no Centro de Convivência Dona Zezé, com a comunidade da região dos Vilas.
No Centro de Convivência, os canteiros já foram montados e realizado o primeiro encontro Café com Prosa, que reuniu a comunidade, o engenheiro agrônomo e técnico da Empaer, Rogério Leschewitz e a equipe da Assistência Social. Por se tratar da fase inicial de implantação do projeto, os participantes aprenderam algumas das principais técnicas de manejo do solo úteis para a horta.
A proposta da horta comunitária vai além do cultivo de verduras e hortaliças variadas, como alface, almeirão, rúcula, couve, rabanete, beterraba, coentro e outras, durante os encontros a comunidade também recebe dicas de produção orgânica e sustentável e de como empreender, tudo isso ocorre por meio das orientações do Projeto “Sinop Orgânico”, parceiro da secretaria de Assistência Social.
Outro aspecto positivo do projeto está relacionado à promoção do bem-estar e da interação entre os participantes. Muitas mulheres em situação de vulnerabilidade que recebem os atendimentos da Assistência Social encontram nos momentos de atividade na horta um espaço de acolhimento, além das experiências e ensinamentos trocados durante um encontro mensal, o Café com Prosa.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Lavouras necessitam de uma proteção biológica do início ao fim do ciclo
Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 11h 06min
Mendes determina apuração: "Não tenho compromisso com o erro"
Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 10h 06min
Novo combustível aditivado Shell V-Power Diesel chega aos postos
Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 09h 05min
