Noticias
Ceratocone afeta cerca de 150 mil brasileiros por ano
08 de Novembro de 2024 as 08h 59min

O Dia Mundial do Ceratocone, celebrado em 10 de novembro, busca conscientizar sobre essa doença que afina a córnea e altera seu formato para o de um cone, causando visão embaçada e distorcida.
Segundo o Ministério da Saúde, o ceratocone afeta cerca de 150 mil brasileiros por ano, principalmente jovens entre 10 e 25 anos. Além disso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que essa condição é uma das principais causas dos quase 13 mil transplantes de córnea realizados anualmente no país.
O Dr. Antônio Sardinha, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC), explica que o ceratocone é mais comum em jovens nessa faixa etária. “A doença geralmente começa no final da adolescência ou início da idade adulta, podendo progredir até os 35 anos ou estabilizar-se com o tempo. Em casos graves de alergia ocular, crianças podem apresentar ceratocone ainda na infância”.
Embora as causas do ceratocone não sejam totalmente conhecidas, acredita-se que envolvam uma combinação de fatores genéticos e hábitos prejudiciais, como esfregar os olhos. “Esfregar os olhos com frequência pode ser um dos fatores desencadeantes da doença, já que isso pode alterar a curvatura da córnea,” explica o Dr. Sardinha.
O diagnóstico do ceratocone é feito por exames que avaliam a curvatura e espessura da córnea, como a topografia e a tomografia de córnea. Os sintomas mais comuns incluem mudanças repentinas no grau dos óculos, especialmente aumento do astigmatismo, baixa visão que não melhora completamente com óculos e dificuldades na visão noturna. “A doença pode afetar os dois olhos de forma assimétrica, geralmente com um olho mais comprometido que o outro”, esclarece o Dr. Sardinha.
Para os pacientes diagnosticados, é fundamental adotar medidas preventivas e realizar acompanhamento com o oftalmologista.
“Com o avanço do ceratocone, a visão pode piorar e os óculos deixam de ser eficazes. Coçar os olhos, por exemplo, pode agravar o quadro, tornando necessário o uso de lentes de contato ou, em casos mais graves, a realização de cirurgias ou transplantes de córnea”, alerta o Dr. Sardinha.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Mais de 800 kg de agrotóxicos contrabandeados são apreendidos em Sorriso
Publicado em 03 de Março de 2025 ás 07h 06min
Plataforma leva pesquisas de campo a um novo patamar tecnológico
Publicado em 03 de Março de 2025 ás 05h 01min
Agricultores pedem apoio do governo para asfaltar MT-240 em Nobres
Publicado em 02 de Março de 2025 ás 09h 08min