Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 05 de Julho de 2026

Noticias

CHAPA ÚNICA: Russi: novo presidente da AL

Deputado concorreu em chapa única

25 de Fevereiro de 2021 as 08h 45min

Foto: Marcos

DA REPORTAGEM

 

Com chapa única, o deputado estadual Max Russi foi eleito presidente da Assembleia Legislativa na noite da última terça. Ele teve 20 votos favoráveis (maioria absoluta). Outros dois deputados votaram em branco e um votou contra a chapa.

Questionado se pretende dar continuidade à gestão de Eduardo Botelho, Russi confirmou por se tratar de um modelo que está dando certo. “A forma como estamos gerindo a AL vamos continuar, com apoio dos deputados, porque hoje temos feito uma economia muito grande dos recursos”.

O deputado Silvio Fávero (PSL), que é oposição ao governo e à atual mesa diretora, tentou montar uma nova chapa, mas não conseguiu obter o apoio dos colegas.

O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a posse de Botelho a pedido do partido Rede Sustentabilidade, sob o argumento de que a recondução dele ao cargo pela 3ª vez era inconstitucional. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes frisa a inconstitucionalidade da recondução sucessiva aos cargos da Mesa Diretora.

O magistrado ainda determinou a realização de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sem a participação dos parlamentares que compuseram a Mesa nos biênios 2017/2018 e 2019/2020, nos mesmos cargos.

A Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) já tinha entrado com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF contra a reeleição dele, com a mesma alegação de que a reeleição das mesas diretoras é proibida na Câmara e no Senado e a mesma regra deve valer para as câmaras e assembleias legislativas nos estados e nos municípios.

A nova Mesa Diretora tem: Max Russi na presidência; Dilmar Dal Bosco na 1ª vice-presidência; Wilson Santos, 2ª vice-presidência; Eduardo Botelho, 1ª secretaria; Janaína Riva, 2ª secretaria; Delegado Claudinei, 3ª secretaria; Allan Kardec, 4ª secretaria.

Veja Mais

TJMT nega habeas corpus e mantém convocação de empresários

Publicado em 05 de Julho de 2026 ás 12h 23min


Fávaro admite Emanuel na disputa ao Governo e Natasha corre risco

Publicado em 05 de Julho de 2026 ás 10h 25min


Volatilidade do diesel expõe custos ocultos na logística e pressiona gestão de frotas

Publicado em 05 de Julho de 2026 ás 08h 26min


Jornal Online

Edição nº1831 - 02/07/2026