Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 01 de Agosto de 2025

Noticias

CHECAGEM DE MEDIDORES: CPI da Energisa programa visita técnica ao Instituto de Pesos e Medidas de MT

Comissão vai ao Ipem fiscalizar medidores

28 de Novembro de 2019 as 07h 15min

Foto: Marcos Lopes - SECOM/MT

 

DA REPORTAGEM

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa, deputado Carlos Avallone (PSDB), apresentou requerimento ao presidente da CPI, deputado Elizeu Nascimento (DC), para a realização de uma visita técnica à sede do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT). O objetivo é conhecer melhor as atividades do instituto, relacionadas com a metrologia, a normatização, a conformidade e a certificação de produtos e serviços segundo a legislação vigente. O requerimento recebeu a aprovação dos membros da CPI e a visita acontecerá na próxima segunda-feira (2), às 10 horas.

Segundo o relator, a equipe da CPI também deve verificar a natureza dos serviços prestados pelo Ipem-MT à própria Energisa. Equipes do instituto fazem testes a pedido da concessionária, para verificar se os medidores estão dentro da conformidade. A CPI pretende sugerir ao Ipem a checagem do funcionamento de medidores de consumidores que denunciaram aumentos excepcionais nos valores das contas. Até setembro, o Procon-MT registrou 4.023 reclamações sobre aumentos considerados indevidos ou abusivos e 4.828 reclamações sobre interrupção e/ou demora no restabelecimento do fornecimento de energia.

Das 11 concessões que a Energisa detém no país, quatro estão sendo investigadas pelas comissões parlamentares de inquérito instaladas no Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que, para o relator Carlos Avallone, indica a existência de problemas graves a serem identificados e corrigidos. A CPI também fará um estudo aprofundado do modelo de concessão para o setor elétrico. "Se for comprovado que o modelo da concessão facilita a cobrança de aumentos exagerados no valor das contas, vamos encaminhar estes estudos ao Congresso Nacional, pois as concessões são regidas por legislação federal", disse o relator.

Veja Mais

Inoculante com formulação bifásica potencializa a fixação biológica de nitrogênio na soja

Publicado em 01 de Agosto de 2025 ás 16h 46min


Embraer fica livre de taxação e defende tarifa zero para setor

Publicado em 01 de Agosto de 2025 ás 15h 45min


Tratores tornam mais eficientes os manejos da pecuária leiteira

Publicado em 01 de Agosto de 2025 ás 14h 45min


Jornal Online

Edição nº1602- 02/08/2025