Noticias
Chegamos a 1000 edições!
11 de Março de 2023 as 06h 38min

Chegamos à edição dígito 4! O Diário do Estado MT, neste fim de semana (de 11 a 13 de março de 2023) completa quatro anos, com as principais informações de Sinop e região, do Mato Grosso e do Brasil, para deixar o cidadão por dentro de tudo que lhe causa impacta.
Fomos na contramão do mercado, cada vez menos impresso e cada vez mais digital. Entretanto, não menosprezamos a internet e nela também estamos inseridos. Apenas tivemos como primeiro público-alvo os amantes do papel jornal, que tradicionalmente começam seu dia folheando notícias sobre política, economia, agronegócio, esportes, cultura, entretenimento, polícia, entre outras.
De acordo com o jornalista e diretor de redação (que vos escreve e que também comenta este tema), José Roberto Gonçalves, o impresso foi o último meio a chegar à Capital do Nortão.
“Nos grandes centros, o jornal existia muito antes da chegada da TV e do rádio. E como Sinop é uma cidade muito nova (completará 49 anos de fundação em 2023), estes foram os primeiros veículos de comunicação. Já no final da década de 1990, os primeiros portais de notícias também surgiram. E foi apenas na virada do século que os impressos deram seus primeiros passos”, explica Gonçalves.
Diversos jornais tiveram nascimento e seu crepúsculo. O mais recente havia sido o tradicional Diário Regional, que pelo nome e amplitude alcançavam um público mais restrito. A ideia, agora, é cobrir todo o estado. “O avanço da internet e a rápida troca de ideias entre jornalistas e assessorias proporciona que a equipe possa trazer informações de diferentes cidades de Mato Grosso, sem necessariamente precisar estar no local. Claro, quando possível, estaremos em cima da notícia, mas hoje há condições de ampliar a modulação da informação”.
E foi assim que nascia, em 1º de março de 2019, o Diário do Estado MT (já existia/existe outros jornais com os dois primeiros nomes, daí o MT surgiu para diferenciar). Ao longo do tempo, algumas mudanças foram feitas. Muitos desafios foram superados.
“O papel jornal, produzido em menor escala, tornou-se caro, o que poderia inviabilizar a impressão. Mas fieis ao nosso propósito, a direção se atenta à perspectiva de que todo leitor assíduo quer ter na porta de sua casa ou estabelecimento o jornal ‘fresquinho’ para folhear”, explica o diretor de redação.
Um dos principais percalços foi justamente a pandemia do novo coronavírus. Especialmente após completar um ano, justamente em março de 2020, a doença iniciada na China se espalhou pelo mundo, trazendo pânico geral. Coube aos veículos de comunicação ser o elo entre cientistas e autoridades e a população para esclarecer e tranquilizar, mas, principalmente, orientar.
“Num mundo cercado de fake news, em que todos podem ser produtores de notícia, é importante confiar naqueles com credibilidade. E nós chegamos a isso graças à preocupação em filtrar as informações com base científica e, em alguns casos, políticas – dessas, quando ações governamentais eram decretadas”.
É importante esclarecer que a periodicidade do jornal Diário é de 5 vezes na semana. Trabalhamos de segunda a sexta, imprimindo a edição para o dia seguinte. Nos finais de semana, “varremos” com aquilo que interessa para sábado, domingo e com o que está previsto para as segundas-feiras.
“Nossa circulação se dá 5 dias na semana, mas em feriados normalmente evitamos rodar justamente por entender que o público acaba não focando no impresso e se concentrando no digital. Por isso, abastecemos diariamente o site (www.diariodoestadomt.com.br) e o Instagram (@diariodoestadomt)”, conclui o jornalista.
Você, leitor, pode ter certeza: chegamos a 1000 edições, e queremos muito mais! Logo, serão 1100, 1200, 1500, até a edição de nº 2000. Nessa toada, logo logo, em alguns poucos anos, nos encontramos em mais um edição comemorativa como esta!
Fonte: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
Veja Mais
Policiais civis reforçam efetivo nas delegacias no interior de MT
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 21h 56min
Após chuva no deserto, maior radiotelescópio do mundo entra em “modo de sobrevivência”
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 18h 13min
Entidades manifestam preocupação com efeitos de tarifaço de Trump
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 17h 53min