Noticias
China amplia presença no mercado de agroquímicos
13 de Julho de 2026 as 10h 40min
Pesquisador apresentará como as mudanças no mercado externo podem impactar custos – Foto: Divulgação
A crescente reorganização das cadeias globais de suprimentos e as incertezas geopolíticas têm colocado o abastecimento agrícola no centro das discussões mundiais.
A China ocupa posição estratégica no fornecimento global de insumos para o setor. Dessa forma, entender como essa dinâmica impacta diretamente a competitividade do agronegócio brasileiro é uma pauta prioritária para produtores, indústrias e especialistas.
Esse será o tema da palestra: “Desafios na cadeia de suprimentos da China”, apresentada pelo pesquisador Zhang Jinlong, durante o 17° Brasil Agrochemshow, que acontece nos dias 3 e 4 de agosto, em São Paulo. A China, além de ser o maior importador mundial, também lidera as exportações de agroquímicos, tornando-se peça-chave para o acesso a moléculas, tecnologias e soluções utilizadas em diversas culturas brasileiras.
A relevância desse cenário ganha mais força diante da expansão das relações comerciais entre os países. Dados recentes mostram crescimento consistente do comércio bilateral entre brasileiros e chineses, ampliando investimentos, fortalecendo operações locais e criando novos modelos de cooperação para o agro.
Para Jinlong, a estrutura industrial chinesa vem desempenhando papel importante para ampliar a competitividade do setor agrícola mundial. “A indústria agroquímica possui vantagens competitivas relevantes em escala produtiva, diversidade de portfólio e eficiência de custos. Isso contribui para ampliar o acesso dos produtores brasileiros a insumos, moléculas e soluções tecnológicas mais competitivas”, afirma.
Ainda segundo o pesquisador, uma das principais qualidades da indústria chinesa está na integração de sua cadeia produtiva, aliada à capacidade tecnológica e ao desenvolvimento de inovação.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Avançam as obras de calçamento na Avenida Central de Matupá
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 18h 22min
Preço do arroz chega a R$ 80 por saca, mas mercado enfrenta impasse entre produtores, indústria e varejo
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 16h 21min
Apenas 1 em cada 5 motociclistas de app tem cobertura previdenciária
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 14h 18min
