Noticias
Chuva chegou, mas produtor precisa ter cautela antes de iniciar plantio da soja
26 de Outubro de 2026 as 08h 44min
Irregularidade das precipitações, altas temperaturas e baixa umidade do ar – Foto: Divulgação
A chegada das primeiras chuvas nas regiões produtoras, como em Mato Grosso, marca o início de uma etapa decisiva para a safra de soja 2026/27, mas não significa, necessariamente, que o momento de semear já chegou.
Antes de iniciar a operação, o produtor precisa avaliar a umidade do solo, as condições de temperatura e a previsão meteorológica para os dias seguintes, buscando reduzir o risco de falhas no estande e preservar o potencial produtivo da lavoura.
Segundo Hugo Maruchi, engenheiro agrônomo e representante técnico de vendas (RTV) da Sell Agro, a antecipação do plantio sem a avaliação dessas condições pode comprometer o estabelecimento inicial da cultura. Isso ocorre porque a água pode atingir apenas a superfície do solo, sem oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das sementes até a emergência das plantas.
“Se a semente inicia a germinação e, na sequência, ocorre uma interrupção das chuvas, ela pode enfrentar déficit hídrico em uma fase decisiva. O resultado pode ser uma emergência desuniforme, falhas no estande e perda de potencial produtivo. Por isso, é importante verificar a umidade na profundidade de semeadura e as condições previstas para os dias seguintes”, afirma.
A irregularidade das precipitações é um dos principais desafios durante a transição entre a estação seca e o período chuvoso principalmente no Cerrado. A definição do início da semeadura precisa estar alinhada ao planejamento das dessecações e dos manejos pré-plantio, considerando as condições de cada área.
O calor excessivo também merece atenção, pois pode prejudicar o desenvolvimento das plântulas. Para reduzir os riscos, o produtor deve buscar condições favoráveis de umidade e temperatura, além de garantir a distribuição uniforme das sementes.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Comunidade Itambiquara recebe obras de pavimentação asfáltica em Lucas
Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 10h 50min
FGTS mantém orçamento de R$ 144,5 bilhões para habitação
Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 08h 47min
Conhecimento que conscientiza: Lei Maria da Penha é tema de palestra em Santa Carmem
Publicado em 03 de Novembro de 2026 ás 06h 47min
