Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 13 de Fevereiro de 2026

Noticias

Chuva e ventos fortes devem chegar nos próximos dias, diz meteorologia

24 de Setembro de 2024 as 18h 44min

Volume de chuvas, porém, será abaixo do normal e o calor não deve dar trégua – Foto: Divulgação

Com o início da primavera, as chuvas começam a chegar na região Centro-Oeste. Meteorologistas apontam que, a temperatura extrema e ondas de calor podem potencializar os temporais, durante as chuvas que podem atingir Mato Grosso entre esta quarta (25) e a próxima semana.

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a partir de outubro, as pancadas de chuva devem acontecer, porém o volume será abaixo do normal e o calor não deve dar trégua.

“A primavera de 2024 será com temperaturas um pouco acima do normal no norte de Mato Grosso e chuva abaixo. A expectativa de que chova menos que o normal, vale não só para o mês de outubro, mas também novembro e dezembro”, explicou.

Essa combinação de calor, tempo seco e chuva cria um alerta para possíveis tempestades. Segundo a concessionária de energia do estado, Energisa, é necessário atenção, pois a atmosfera está bastante aquecida e qualquer entrada de umidade tem possibilidade de formar esse fenômeno.

A concessionária informou ainda, que fortes ventos já atingiram algumas regiões do estado, principalmente no norte, onde chegou a 100 km por hora. Em menos de uma semana mais de 160 postes foram derrubados em Mato Grosso por conta da força dos ventos. As recomendações em caso de rajadas de vento, são:

Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas; evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos; evitar locais abertos como campos de futebol; não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades; não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos; não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento; não jogar lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, em córregos ou ruas.

Em caso de acidentes mais graves, a recomendação é entrar em contato com a própria Defesa Civil ou com o Corpo de Bombeiros.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Construção de Centro de Treinamento para qualificação rural em Água Boa

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min


Sinop mira turismo ambiental como estratégia econômica

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 17h 17min


Diretor do Paraguai explica naturalização de Mauricio: “apto para a seleção”

Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026