Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 16 de Maio de 2026

Noticias

Chuvas impulsionam alta nos abates de bovinos em junho

10 de Julho de 2025 as 06h 05min

Participação de fêmeas nos abates tornou a subir, após queda no comparativo anual nos primeiros meses – Foto: Divulgação

No mês de junho foram enviadas 613,5 mil cabeças de bovinos para as indústrias frigoríficas em Mato Grosso. O volume é considerado recorde para o mês e representa um incremento de 0,20% em relação ao número de animais de maio.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o prolongamento das chuvas ocasionou uma oferta tardia de animais da safra no estado, o que resultou em alta nos abates.

O Instituto destaca ainda em seu boletim semanal que o volume de fêmeas enviadas para o gancho no estado tornou a aumentar, após apresentar recuo no comparativo anual nos primeiros meses do ano. O número de vacas e novilhas abatidas em junho foi 8,11% superior ao observado no mês de 2024.

“Entretanto, mesmo com essa alta, o volume de machos abatidos também aumentou de forma expressiva, de modo que a participação de fêmeas recuou 1,74 ponto percentual no comparativo mensal, fechando na média de 52,66%”, ressalta.

Para os próximos meses, a expectativa é que a oferta de gado oriundo da terminação em confinamento aumente e o abate de vacas e novilhas recue, reduzindo assim a participação de fêmeas.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Durante abertura, Dilmar destaca força da pecuária em Mato Grosso

Publicado em 16 de Maio de 2026 ás 04h 34min


Oceanos esquentam e quebram recordes de temperatura às vésperas de super El Niño

Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 18h 09min


Sorriso repassa R$ 300 mil a três instituições

Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 17h 09min


Jornal Online

Edição nº1799 - 16a18/05/2026