Noticias
CIDADE LIMPA: Coleta seletiva porta a porta é ampliada na cidade de Sorriso
Ao todo são 8.135 residências beneficiadas com a iniciativa no município
03 de Dezembro de 2020 as 07h 00min
Em todos os bairros a coleta começa às 7h – Foto: Assessoria
DA REPORTAGEM
Mais sorrisenses estão contando com o benefício da coleta seletiva de recicláveis porta a porta. O serviço, que teve início em dezembro do ano passado, no Residencial São Francisco, e foi ampliado em setembro para os bairros do setor 7 (Rota do Sol, Santa Clara I e II e Monte Líbano) e o Alphaville, foi novamente estendido.
No sábado (5), a coleta começará a ser feita no Residencial Mário Raiter. Além das 1.272 famílias do bairro, os moradores dos bairros Benjamin Raiser, Centro Sul, Centro Norte, Vila Romana, Village, Bom Jesus e Jardim das Acácias também estão contando com o benefício de terem os recicláveis coletados em casa uma vez por semana, perfazendo um total de 8.135 residências beneficiadas com a iniciativa.
São muitos os itens que podem ter outro destino além do lixo, trazendo renda para muitas famílias e garantindo um ambiente mais sustentável. Embalagens de plástico, papel, metal, isopor e também as tetra pak (caixinhas de leite, suco ou achocolatado) devem ser limpas, acondicionadas no saco de ráfia distribuído pela Prefeitura e entregues para que voltem à indústria e tenham uma nova utilidade.
Para os sorrisenses que ainda não dispõe da coleta de recicláveis na porta de casa, também é possível contribuir para um mundo menos descartável. Basta levar os recicláveis (sempre limpos) em um dos três ecopontos que recebem este tipo de material na cidade, como o ecoponto localizado no bairro Vila Romana (Rua São Pedro), o ecoponto do Cemeis Caminhos do Saber (Jardim Primavera) e da Escola Municipal Flor do Amanhã (Bairro Industrial), assim como diretamente no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).
A responsável pela coleta seletiva no município, Lucyellen Garcia, explica que o serviço também será estendido para os condomínios, mas dentro de critérios específicos, respeitando a legislação vigente. “Alguns condomínios já aderiram ao processo, e outros ainda estão em processo de adaptação”.
Mesmo nos bairros que contam com a seletiva, os moradores devem ficar atentos para não colocar vidros para a coleta. Estes resíduos, sempre limpos, devem ser descartados exclusivamente nos ecopontos. Vale a recomendação para sejam acomodados de maneira a não provocar acidentes no momento da coleta.
“Além da questão ambiental, a coleta de resíduos para reaproveitamento também gera renda para muitas famílias, que agora podem recolher os materiais já separados, limpos e organizados, o que garante melhores condições de trabalho”, explica a coordenadora, reforçando que o DMMEG foi organizado e as famílias dos catadores também foram atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Veja Mais
Lions Clube de Colíder entrega 73 óculos a alunos da rede municipal
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 04h 53min
Fórum ZMP abre inscrições para encontro de líderes do agronegócio em Sinop
Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 03h 53min
Max Russi aposta em um avanço feminino nas eleições de 2026
Publicado em 07 de Julho de 2026 ás 15h 23min
