Noticias
Cipem define estratégias para o setor florestal
03 de Fevereiro de 2025 as 07h 45min
Reunião foi feita no formato online - Foto: Divulgação
Diante dos desafios e oportunidades que 2025 promete para o setor florestal, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) iniciou as ações do ano com a realização de sua 1ª Assembleia Geral Ordinária.
Em um encontro virtual que contou com a participação dos presidentes e diretores dos oito sindicatos que integram a entidade, foram abordados temas estratégicos, como expandir mercados de Indústrias mato-grossenses, fortalecer a presença institucional e impulsionar a capacitação profissional.
Entre as deliberações, a diretoria discutiu a participação em eventos nacionais e internacionais, como a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada em novembro, em Belém (PA), a participação do setor conta com o apoio da a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a realização do simpósio "Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado", programada para maio, em Florianópolis, uma ação em conjunto com o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF). Bem como a participação dos associados ao Cipem, na Feicon, a feira ocorrerá em abril, em São Paulo.
Durante a reunião, o presidente do Cipem, Ednei Blasius, reforçou a importância da capacitação profissional no setor de base florestal, um dos pilares da criação do Cipem.
Ele anunciou o Projeto Capacitação Parataxonomistas, que dará continuidade ao Projeto Identificadores de Árvores da Amazônia, ampliando o conhecimento e a qualificação dos profissionais do setor. Outra capacitação prevista para fevereiro é o Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf).
Além disso, foram debatidas estratégias para ampliar a presença do segmento florestal junto aos poderes Executivo e Legislativo federal, visando impulsionar o comércio de produtos florestais mato-grossenses no mercado interno e externo.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e gratuita
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 15h 08min
Lucas do Rio Verde avança no projeto de universalização do saneamento básico
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 14h 07min
Medidas protetivas garantem proteção a mais de 17 mil mulheres no estado
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 13h 07min
