Noticias
CLIMA DESÉRTICO: Mato Grosso termômetros registram temperaturas de quase 50º
20 de Setembro de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM
Nos últimos 10 dias, os termômetros marcaram temperaturas de quase 50º em várias cidades de Mato Grosso. Em Juscimeira, nesta semana, um termômetro que fica na região central da cidade registrou 48º e 47º. Em Poxoréo, o termômetro também registrou temperaturas entre 47º e 48º no início da semana.
Na terça (17), Rondonópolis foi considerada a cidade mais quente do país. Lá, os termômetros registraram 42,4º. Nessa ocasião, a temperatura na região da Avenida Lions Internacional foi maior do que na capital, que é considerada a cidade mais quente do estado.
Na segunda-feira (16), a temperatura em Rondonópolis chegou a 41, 2º. Foi a quarta cidade mais quente do país. Entretanto, a temperatura mais alta foi registrada no dia 5 de setembro, em que os termômetros apontaram 51º. No entanto, de acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, é preciso considerar o ponto onde o termômetro está instalado, o material de que ele é feito e o horário em que a temperatura foi registrada.
Os termômetros dos municípios citados são de estrutura metálica e estão localizados em avenidas com poucas árvores, consequentemente pouca sombra, mais expostos ao sol. O termômetro do 9º Distrito, por exemplo, fica em um ambiente fechado e ventilado, com material com menor absorção de calor, logo, a temperatura é ambiente, normalmente menor do que as registradas em ambientes abertos.
Ainda segundo o Distrito de Meteorologia, a temperatura em Cuiabá também tem alcançado patamares altos, mais alta. Na segunda-feira, foi o dia mais quente, com temperatura em torno de 42,6º.
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min