Noticias
Coinfecção entre metapneumovírus e E-Coli desafia avicultores
30 de Junho de 2023 as 12h 18min
Doenças causam prejuízos no desempenho das aves e impactam na lucratividade do avicultor – Foto: Divulgação
Um estudo realizado em parceria pela Universidade Estadual Paulista e pela Zoetis, em 14 lotes de frango nos estados de Minas Gerais e Bahia, identificou a coinfecção entre duas doenças importantes: a metapneumovirose (AMPV) e E-coli.
O potencial sinérgico de dois ou mais agentes infecciosos duas num mesmo lote de aves acarreta prejuízos por perda de desempenho, mortalidade e condenações de carcaça. “Esses dois patógenos, por si só, são capazes de causar grandes impactos na saúde e no bem-estar do plantel, os animais não se alimentam corretamente e ficam suscetíveis a outras infecções”, destaca o Gerente Técnico de aves da Zoetis, Eduardo Muniz.
Para realizar o estudo, os pesquisadores coletaram amostras de suabe nasal e medula óssea de fêmur de 14 lotes de frangos de corte, não vacinados contra AMPV, com sinais clínicos respiratórios e sistêmicos de colibacilose.
O estudo constatou a associação de metapneumovirose e e-coli em 76% das aves testadas em Minas Gerais e em 43% dos animais nas granjas da Bahia. “Este estudo mostra que a prevenção, com vacinas seguras e eficazes, continua sendo a melhor forma de proteger o plantel dessas doenças e mitigar os prejuízos dentro da granja”, ressalta Muniz.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min
Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo
Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min
Erro na mistura de insumos pode afetar inoculação e reduzir produtividade da soja
Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 10h 39min
