Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 19 de Abril de 2025

Noticias

COLÍDER Encontro com profissionais debate erradicação do trabalho infantil

Reunião promovida pela Secretaria de Assistência Social foi realizada na última semana

10 de Setembro de 2019 as 07h 00min

Encontro discutir erradicação do trabalho infantil - Foto: Nina Silva

DA REPORTAGEM

 

A Secretaria de Assistência Social de Colíder realizou, na Câmara, o 1º Encontro de Profissionais da Rede de Proteção para a Erradicação do Trabalho Infantil na Perspectiva do Empoderamento Infanto-Juvenil.

Os palestrantes convidados foram a assistente social e mestre em políticas públicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Dulce Regina Amorim, a administradora de empresas Aurysandra Cebalho de Barros e o empreendedor social Diogo Pereira Felipe.

Dulce destacou conceitos básicos sobre o Sistema de Garantias de Direitos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e falou sobre o papel das políticas públicas nas ações de erradicação do trabalho infantil. Aurysandra de Barros apresentou um diagnóstico referente ao trabalho infantil em Colíder. No período da tarde, Diogo Felipe fará considerações sobre o empoderamento infanto-juvenil.

Segundo dados divulgados em 2017 pelo então Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, com base no senso de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Colíder apresentava à época 543 crianças e adolescentes de 10 a 15 anos no trabalho, o que representava 16,5% da população nessa faixa etária. A empresa de consultoria e planejamento Cityplan produziu um relatório com informações mais atualizadas sobre o trabalho infantil em Colíder.

“Então esse diagnóstico está sendo apresentado neste encontro. É um trabalho articulado com todas as secretarias municipais, com todas as políticas públicas, na perspectiva de fazer a proteção à criança e ao adolescente, erradicar o trabalho infantil numa perspectiva de que esses adolescentes tenham acesso a um trabalho legal, seguro e que garanta sua formação e o seu desenvolvimento, fazendo com que Colíder saia desse mapa do trabalho infantil”, comenta a secretária adjunta de Assistência Social, Ângela Tramarin.

Veja Mais

Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min


Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min


Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show

Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min


Jornal Online

Edição nº1526 - 18/04/2025