Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 16 de Julho de 2025

Noticias

COLÍDER: Prefeito assume articulação com consórcio e viabiliza prédio para abrigar Casa de Saúde do Índio

Indígenas ficarão acomodados no prédio do Portal da Amazônia

08 de Novembro de 2019 as 17h 00min

Foto: Divulgação

Assessoria

A Casa de Saúde do Índio (Casai) passará a funcionar temporariamente no prédio do Portal da Amazônia. O empréstimo foi viabilizado pelo prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, que assumiu nesta quinta-feira (7.11) a condução das negociações com as 11 prefeituras que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Portal da Amazônia, a entidade regional proprietária do imóvel.

O prédio da Casai será submetido a reforma e ampliação. A obra deverá durar cerca de seis meses. Enquanto isso, os pacientes de várias etnias que buscam atendimento e tratamento médico em Colíder ficarão acomodados no Portal da Amazônia, no bairro Jardim Europa. A interveniência de Noboru Tomiyoshi aconteceu após um pedido feito pelos representantes das comunidades indígenas.

“É nesse bom diálogo, que nós somos parceiros. E eles [os indígenas] vieram nos trazer essa demanda que eles têm. Quando nós assumimos a Prefeitura, nós já tínhamos essa preocupação com a reforma da Casa de Saúde do Índio, instalada em Colíder. Nesse sentido, [a comunidade indígena] conseguiu um recurso para reformar a Casai, que precisa passar por uma ampla reforma, mas que não é possível com a presença de pacientes no local. Por isso, há a necessidade de arrumar um outro local para que a gente possa acomodar essas pessoas durante o período de obras”, justifica Noboru.

Noboru lembra que o Portal da Amazônia não pertence à Prefeitura de Colíder. É uma propriedade do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento. Para conseguir o empréstimo temporário do imóvel, Noboru conversou com o presidente da entidade, o prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, e com os gestores de Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

PREFEITO CONSEGUE AUTORIZAÇÃO

Após a articulação com os prefeitos do consórcio, Noboru Tomiysohi anunciou que os indígenas estão autorizados a transferir a Casai para o Portal da Amazônia. “Nós trabalhamos junto com os demais prefeitos, porque a prerrogativa de emprestar não é nossa. Essa prerrogativa é do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico. Articulamos com o presidente do consórcio, o Maurício, prefeito de Peixoto, para que a gente possa utilizar aquela estrutura. Também já conversamos com alguns prefeitos”, diz o prefeito de Colíder.

Noboru também viabilizou um espaço da Prefeitura de Colíder para acomodar equipamentos e mobiliário que estão no Portal da Amazônia. “Nós vamos acomodar provisoriamente esses materiais para que a comunidade indígena possa transferir a Casai o mais rápido possível, uma vez que a ordem de serviço para a reforma da Casai já foi emitida. Nós temos pressa. Queremos que o prédio fique liberado logo para que possa receber os pacientes indígenas que vem buscar atendimento de saúde aqui na nossa cidade”, esclarece.

LIDERANÇAS INDÍGENAS AGRADECEM PREFEITO

Os indígenas poderão providenciar a mudança para o Portal da Amazônia a partir desta segunda-feira (11.11). O líder indígena Bemoro Mektutire enaltece a contribuição do prefeito Noboru Tomiyoshi. “Primeiramente, queria agradecer o prefeito Noboru. Nós temos problemas na Casai. Assim, a gente pode mudar para o Portal da Amazônia e reformar a Casai, que está recebendo várias etnias aqui em Colíder. Para isso, a gente veio aqui, conversar com o prefeito Noboru. Nós fomos bem recebidos pelo prefeito. Ficamos muito felizes, satisfeitos, pelo nosso recebimento pelo prefeito Noboru, e agradecer a ele também”, pontua.

Bebdiriti Txucarramae diz que a pressa pela mudança se deve ao encurtamento do prazo de utilização do recurso financeiro liberado para a reforma do prédio da Casai. “Nós já temos um projeto pronto e nós não queremos perder o nosso recurso da reforma da Casai daqui de Colíder. E o prefeito já deu uma posição positiva para nós e a gente está aqui para agradecer ele [Noboru], porque nós precisamos muito. O pessoal indígena respeita muito a comunidade de Colíder. E eles também respeitam nós. Nós não queremos sair dessa cidade para outro lugar. Colíder é um lugar muito bom para nós”.

Os vereadores acompanharam a reunião das lideranças indígenas e ficaram satisfeitos com a solução intermediada pelo prefeito Noboru Tomiyoshi. “O recurso para a reforma da Casai veio, mas tinha que ter um espaço para acomodar os pacientes indígenas. Tem a parte burocrática. O Portal da Amazônia pertence a 11 municípios. O Noboru entrou em contato com vários prefeitos da região, a maioria aceitou e o problema foi resolvido de vez. A partir de segunda-feira, a comunidade indígena já vai poder se mudar para lá”, destaca o vereador Luciano Milani.

O Portal da Amazônia deverá ser utilizado pela comunidade indígena por cerca de seis meses, até que seja concluída a reforma e a ampliação do espaço da Casai. “Agradecer o prefeito Noboru, o secretário Ronaldo e todos os outros secretários envolvidos para que a gente já possa entregar e para que na segunda-feira eles [indígenas] já possam estar utilizando”, diz Rica Matos.

“Com o bom senso do prefeito [Noboru Tomiyoshi] e também da comunidade indígena, hoje essa questão [da Casai] chegou a um ponto final. E segunda-feira, graças a Deus os índios estão mudando para lá para não perder a reforma. Os índios gastam no comércio local mais de dois milhões de reais e isso é uma economia que faz gerar a nossa renda aqui dentro do nosso município”, pontua o presidente da Câmara, Pernambuco Filho.

Veja Mais

Apenas 4 em cada 10 brasileiros revisitam seus planos financeiros durante o ano, revela pesquisa

Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 22h 15min


Férias: aproveite para introduzir alimentos na dieta das crianças

Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 19h 23min


Fim da taxa de verificação de taxímetros beneficiará 300 mil taxistas

Publicado em 16 de Julho de 2025 ás 17h 18min


Jornal Online

Edição nº1509- 17/07/2025