Noticias
Colecionador mostra álbum completo em 13 dias: “É minha paixão”
26 de Maio de 2026 as 13h 49min
Corrida por figurinhas tem lotado bancas e reacendido o clima da Copa do Mundo – Foto: Divulgação
Com 980 figurinhas de 48 seleções espalhadas sobre a mesa e anotações que registram cada etapa da montagem do álbum oficial da Copa do Mundo de 2026, o professor aposentado Daniel Maciel transforma o colecionismo em uma verdadeira paixão em Cuiabá.
Em apenas 13 dias, ele completou o álbum e reviveu uma história que começou na infância, acompanhando há décadas o maior torneio de futebol do planeta. Apaixonado por futebol, Daniel iniciou a trajetória como colecionador ainda nos anos 1970, quando misturava trigo e água para improvisar cola e fixar, manualmente, as imagens dos jogadores nos antigos álbuns de papel.
Com o passar dos anos, o primeiro álbum que completou acabou se perdendo, mas as lembranças permaneceram, assim como o vínculo com a Copa do Mundo. Em 2014, ele chegou a atuar como voluntário durante o Mundial realizado no Brasil. Agora, com a próxima edição sendo disputada na América do Norte, Daniel voltou a se dedicar ao hobby que já resultou em mais de dez álbuns físicos de diferentes Copas do Mundo.
A coleção, iniciada no Paraná, ampliada durante um período em que viveu nos Estados Unidos e consolidada em Cuiabá, onde mora há 26 anos, guarda não apenas figurinhas, mas também capítulos de sua própria história. “É uma coisa que eu coloquei a minha alegria. Então, isso aqui é uma paixão. Em inglês fala passion. This is my passion”, afirmou.
Diante do amor e da experiência, Daniel é metódico na hora de colecionar. Tem anotada a primeira figurinha encontrada, que neste ano foi Thibaut Courtois, número 2 da seleção da Bélgica, e a última peça necessária para completar o álbum, o número 7 dos Estados Unidos, Antonee Robinson.
Além das anotações, ele evitou comprar muitos pacotinhos de figurinhas no mesmo lugar, preferindo visitar o máximo de pontos de troca possíveis, todos registrados em sua organização pessoal. “Todos os dias troquei. Tem que ir atrás. Dez lugares em Cuiabá e cinco em Várzea Grande, onde eu me movimentava em pontos de troca, em restaurantes, marcando com pessoas para poder conseguir”, afirmou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Entra em funcionamento semáforo entre as avenidas das Figueiras e Itaúbas em Sinop
Publicado em 23 de Julho de 2026 ás 18h 35min
Oceano profundo da Antártida muda de ritmo e ameaça equilíbrio do planeta
Publicado em 23 de Julho de 2026 ás 17h 26min
Janaina vê MDB e Podemos decisivos nesta eleição
Publicado em 23 de Julho de 2026 ás 16h 26min
