Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 08 de Setembro de 2026

Noticias

Colheita do milho em MT entra na reta final e deve ser concluída até a 1ª quinzena de agosto

27 de Julho de 2026 as 04h 24min

80% das lavouras já foram colhidas – Foto: Divulgação

A colheita da segunda safra de milho 2025/26 em Mato Grosso entrou na reta final. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), cerca de 80% das lavouras já foram colhidas até esta quinta (23). Se o ritmo do trabalho for mantido, a expectativa é que a retirada dos grãos seja concluída entre a primeira e a segunda semana de agosto.

Segundo o coordenador de inteligência de mercado do Imea, Rodrigo Silva, o avanço da colheita segue próximo da média histórica e deve ganhar intensidade nos próximos dias. “A safra de milho 2025/26 está na reta final da colheita. Nossos indicadores já mostram um avanço próximo dos 80% e, ao longo desta semana, devemos observar incrementos mais expressivos”, diz.

Nesta safra, a produtividade já supera 128,64 sacas por hectare, e conforme destaca Rodrigo, esse é um novo recorde para Mato Grosso. “Na safra passada foram 127 sacas por hectare. E agora já mapeamos que esse número será superado, após mais de 800 avaliações realizadas em 82 municípios pelo projeto Imea em Campo”, afirmou.

A estimativa mais recente do Imea em Campo, divulgada no dia 13 e julho, aponta para uma produção estadual de milho em 57,06 milhões de toneladas, volume 2,92% maior que o registrado na safra 2024/25. De acordo com o Imea, o resultado reflete a expansão da área cultivada e as condições climáticas favoráveis durante o desenvolvimento das lavouras na maior parte do estado.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Avançam as obras de calçamento na Avenida Central de Matupá

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 18h 22min


Preço do arroz chega a R$ 80 por saca, mas mercado enfrenta impasse entre produtores, indústria e varejo

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 16h 21min


Apenas 1 em cada 5 motociclistas de app tem cobertura previdenciária

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 14h 18min


Jornal Online

Edição nº1879 - 09/09/2026