Noticias
Comércio de itens usados cresce 48,5% na pandemia
07 de Setembro de 2021 as 11h 50min
Pandemia e preocupação com meio ambiente podem ser causas de alta – Foto: Divulgação
A abertura de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão teve um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, de acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados da Receita Federal.
Para a entidade, a pandemia de covid-19, que aumentou o controle financeiro das famílias, e a preocupação cada vez maior com a preservação do meio ambiente, podem ter sido fatores que impulsionaram o mercado de usados no país.
A empresária Carolina Fonseca, 39 anos, viu isso ocorrer na prática. Ela é proprietária do brechó de roupas Musa Moda Circular, em Brasília, e relata o aumento nas vendas e na abertura de brechós nesse período, principalmente de lojas online.
Para ela, as pessoas estão normalizando a compra de itens usados e revendo hábitos de consumo, principalmente aqueles que ficaram em home office durante a pandemia. “As pessoas me traziam grande quantidade de desapegos. Elas passaram a rever o que tinham no guarda-roupa e viram que não faz mais sentido manter todas essas roupas. Além de passar mais tempo em casa e, teoricamente, ter esse tempo de repensar a própria vida. Vi esse movimento minimalista”, disse Carolina.
Segundo o Sebrae, foram abertas, no primeiro semestre desse ano, 2.104 novas empresas no segmento, sendo 1.875 microempreendedores individuais (MEI) e 229 empresas de pequeno porte. No mesmo período do ano passado, haviam sido criados 1.298 MEI e 118 pequenas empresas. “Esse incremento na abertura de novos negócios no comércio de itens usados, verificado entre os seis primeiros meses de 2020 e 2021, é o maior em seis anos”, destacou a entidade.
Fonte: DA REPORTAGEM – com Agência Brasil
Veja Mais
Ultraprocessados podem reduzir fertilidade masculina e prejudicar a gravidez, aponta estudo
Publicado em 10 de Abril de 2026 ás 17h 33min
Carne bovina: exportações do país batem recorde histórico em março
Publicado em 10 de Abril de 2026 ás 16h 32min
Santa Carmem supera meta nacional de alfabetização e atinge 84,79%
Publicado em 10 de Abril de 2026 ás 15h 33min
