Noticias
Com 12 empresas, grupo entra em recuperação de R$ 375 milhões
21 de Setembro de 2025 as 11h 27min

O juiz da 4ª Vara Cível de Sinop, Cristiano dos Santos Fialho, deferiu o processamento da recuperação judicial do Grupo LD, composto por 12 empresas e sete produtores rurais ligados às famílias Doerner e Lopes. Com dívidas de R$ 375 milhões, o grupo atua nos setores de mineração, agropecuária, transporte, logística fluvial e participações societárias.
Na decisão, o magistrado reconheceu que o conglomerado preenche os requisitos da Lei de recuperação judicial e determinou a tramitação conjunta das empresas e pessoas físicas, em regime de consolidação substancial – ou seja, com unificação de ativos, passivos e credores.
O juiz autorizou a consolidação processual e substancial, reconhecendo confusão patrimonial e atuação integrada entre as empresas e sócios e nomeou como administradora judicial a empresa Catalise Administração Judicial MT Ltda.
Ainda na decisão, o magistrado suspendeu execuções e ações contra o grupo por 120 dias e reconheceu a essencialidade de maquinários agrícolas, caminhões, colheitadeiras e do imóvel Fazenda Alvorada II, impedindo busca e apreensão durante o período de blindagem.
Segundo o juiz, a medida é necessária para “viabilizar a superação da crise econômico-financeira, preservar empregos, manter a atividade produtiva e assegurar os interesses dos credores”.
A empresa ressaltou a relevância do procedimento como instrumento de reestruturação. “A perícia confirmou a plena viabilidade do grupo, demonstrando que ela reúne condições concretas de se reerguer e retomar sua trajetória de crescimento. A recuperação judicial se apresenta como medida essencial para viabilizar a renegociação das dívidas e assegurar o cumprimento dos compromissos, preservando a relação de confiança que sempre manteve com seus credores e fornecedores”, afirmou.
Formado por empresas como Roma Mineração, Gusmin Transportes, Centro Oeste Navegações, Nordeste Navegações, Doerner & Cia, Managui Agropecuária, II de Abril Holding e produtores rurais da família Doerner Lopes, o grupo atua nos setores de mineração (extração de granito), agropecuária (soja, milho, arroz e pecuária), logística fluvial (balsas), transporte rodoviário e participações societárias.
Segundo o histórico apresentado pelo grupo a crise financeira iniciou em 2023, com a queda nos preços do boi gordo, a desvalorização do milho e da soja nas safras 2023/2024 causadas por condições climáticas adversas que afetaram a produção.
E ainda a redução da demanda e aumento dos custos de produção, queda na receita das balsas devido à expansão da malha rodoviária e construção de pontes além dos altos investimentos iniciais na atividade mineral da Roma Mineração.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Virginia descarta candidatura e reforça apoio a Mauro ao Senado
Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 13h 29min
Governo do Estado cria hub de inteligência artificial
Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 09h 25min
Sinop abre licitação pública para construção de creche no Nico Baracat
Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 07h 24min