Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 27 de Outubro de 2021

Noticias

COM BAIXA RENDA: ANEEL prorroga suspensão de corte de energia de famílias

A prorrogação da medida por mais 90 dias contempla 12 mi de famílias

19 de Junho de 2021 as 08h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter até 30 de setembro de 2021 a decisão de suspender o corte de energia por inadimplência dos consumidores de baixa renda em todo o Brasil. A medida encerraria no dia 30 de junho, conforme a Resolução Normativa 928/2021, mas seguirá em vigor para os consumidores da tarifa social.

Além de assegurar a preservação do fornecimento aos consumidores mais vulneráveis, objetivo da Aneel é uniformizar o tratamento a ser aplicado pelas distribuidoras de energia elétrica, considerando que governos locais têm emitido decretos para abordar questões associadas ao fornecimento de energia, inclusive tratando questões relacionadas à suspensão, conforme informou a Agência.

O assunto já foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o qual reconheceu como constitucional a lei que proíbe o corte de energia durante a pandemia.

Diretor da Agência, Hélvio Guerra reforçou que "a vedação do corte de energia não sugere e nem deve ser entendida, de forma alguma, como um estímulo à isenção do pagamento pelo uso da energia elétrica, mas sim como uma ação reguladora que visa garantir a continuidade do fornecimento àqueles que, em razão da sua vulnerabilidade, não tiverem condições de se manter adimplentes”.

Também ficou definido o diferimento do pagamento, pelas distribuidoras, por não atendimento dos indicadores de continuidade individual e de conformidade de tensão em regime permanente.

A diretoria da ANEEL definiu ainda que as compensações não realizadas aos consumidores serão creditadas até a fatura emitida em 31 de março de 2022.

Veja Mais

Benegas Open de Tennis começa nesta quarta e segue até domingo

Richard Gama, Mário Meira e Carolina Beltramin lideram as categorias de maior nível técnico

Publicado em 27 de Outubro de 2021 ás 12h 55min


Fortaleza terá 6 desfalques

Publicado em 27 de Outubro de 2021 ás 12h 00min


Um espaço para quem produz, num símbolo dos centros urbanos

Publicado em 27 de Outubro de 2021 ás 11h 00min


Jornal Online

Edição nº 0656 27/10/202