Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Combate à violência contra a mulher no currículo escolar

03 de Fevereiro de 2026 as 13h 16min

Medida integra uma estratégia do governo estadual – Foto: Divulgação

O combate à violência contra a mulher passa a ganhar um papel permanente nas salas de aula da rede pública estadual de Mato Grosso em 2026. A medida integra uma estratégia do governo estadual para promover consciência social desde as séries iniciais até o ensino médio.

A nova abordagem será aplicada de forma transversal em diversas disciplinas, como matemática, biologia, artes e história, com propostas pedagógicas adaptadas a cada etapa de ensino. Professores receberão materiais didáticos específicos para conduzir as discussões de maneira apropriada à faixa etária dos alunos.

Segundo Valdirene Braminger, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Mato Grosso, a proposta visa transformar a escola em um espaço de reflexão sobre desigualdades de gênero. “A violência de gênero será trabalhada ao longo do ano, em todos os componentes curriculares, com exemplos, dados e atividades contextuais”, disse.

Na prática, conteúdos que historicamente ficavam restritos a campanhas pontuais agora serão debatidos de maneira continuada. No primeiro bimestre, por exemplo, professores de matemática e língua portuguesa utilizarão gráficos e textos para explorar o tema; em seguida, história e geografia terão abordagens próprias.

A utilização de dados reais serve como reforço didático. “O professor não precisa improvisar. Já entregamos sequências didáticas prontas” para tratar da violência com responsabilidade e impacto pedagógico, acrescentou.

A decisão de expandir o conteúdo curricular está fundamentada em alterações legais que incluíram a prevenção da violência doméstica no currículo da educação básica, além de constar no Plano Estadual de Metas para o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Jacto apresenta soluções completas para o agronegócio

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 17h 29min


Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 16h 29min


Gemini supera 750 milhões de usuários ativos mensais, diz Google

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 14h 35min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026