Noticias
Combate à violência contra a mulher no currículo escolar
03 de Fevereiro de 2026 as 13h 16min
Medida integra uma estratégia do governo estadual – Foto: Divulgação
O combate à violência contra a mulher passa a ganhar um papel permanente nas salas de aula da rede pública estadual de Mato Grosso em 2026. A medida integra uma estratégia do governo estadual para promover consciência social desde as séries iniciais até o ensino médio.
A nova abordagem será aplicada de forma transversal em diversas disciplinas, como matemática, biologia, artes e história, com propostas pedagógicas adaptadas a cada etapa de ensino. Professores receberão materiais didáticos específicos para conduzir as discussões de maneira apropriada à faixa etária dos alunos.
Segundo Valdirene Braminger, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Mato Grosso, a proposta visa transformar a escola em um espaço de reflexão sobre desigualdades de gênero. “A violência de gênero será trabalhada ao longo do ano, em todos os componentes curriculares, com exemplos, dados e atividades contextuais”, disse.
Na prática, conteúdos que historicamente ficavam restritos a campanhas pontuais agora serão debatidos de maneira continuada. No primeiro bimestre, por exemplo, professores de matemática e língua portuguesa utilizarão gráficos e textos para explorar o tema; em seguida, história e geografia terão abordagens próprias.
A utilização de dados reais serve como reforço didático. “O professor não precisa improvisar. Já entregamos sequências didáticas prontas” para tratar da violência com responsabilidade e impacto pedagógico, acrescentou.
A decisão de expandir o conteúdo curricular está fundamentada em alterações legais que incluíram a prevenção da violência doméstica no currículo da educação básica, além de constar no Plano Estadual de Metas para o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Economista do Plano Real acusa BC de causar rombo fiscal via juros
Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 17h 21min
Aneel mantém bandeira tarifária verde em novembro
Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 16h 20min
Presidente da CDL Sinop recebe novo diretor do Procon
Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 15h 20min
