Noticias
COMEÇA SÁBADO: Preço médio das placas do Mercosul em MT é de R$ 120
Como deve ficar o novo modelo de placa quando instalado
31 de Janeiro de 2020 as 08h 00min

DA REPORTAGEM
A placa do Mercosul passa a ser exigida a partir deste sábado (1º) em todo o país. Entretanto, de acordo com o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Mato Grosso e outros 17 estados ainda não aderiram ao sistema. Por outro lado, o órgão já realizou todas as alterações necessárias para a implantação do novo modelo de emplacamento e aguarda a gestão por parte do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para aderir a esse novo modelo de placa. O prazo estimado para a adesão é de 60 dias, a partir do dia 31 de janeiro.
O novo modelo deve ser adotado pelos proprietários de veículos que fizerem o primeiro emplacamento e os que precisarem de transferência para outro município ou estado.
A obrigatoriedade deste novo modelo está prevista na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que também prevê a instalação da nova placa em casos de roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja a necessidade da segunda placa traseira.
Ainda segundo o Detran-MT, o valor atual do par de placas no estado é de aproximadamente R$ 120. O valor cobrado pelo estampador. Esse serviço é realizado por empresas credenciadas. Porém, será feito um estudo para a fixação do valor máximo a ser cobrado. Essa medida evitará cobrança abusiva e permitirá a prática da livre concorrência, garantindo menores preços para o cidadão.
Precisará trocar a placar: primeiro emplacamento, troca de município e/ou estado; se as placas forem furtadas; se as placas forem danificadas.
Veja Mais
Importação de aeronaves avança no país com alta da demanda
Publicado em 29 de Abril de 2025 ás 18h 27min
Imóveis do MCMV são vendidos em esquema ilegal em VG
Publicado em 29 de Abril de 2025 ás 16h 22min
Russi defende posicionamento de MT sobre moratória da soja
Publicado em 29 de Abril de 2025 ás 14h 34min