Noticias
Começa a campanha de atualização de estoque de rebanhos no estado
01 de Maio de 2025 as 14h 52min

A campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), começou nesta quinta (1º). Todos os produtores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas de Mato Grosso precisam informar ao Governo do Estado os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.
A ação, realizada duas vezes no ano (maio e novembro), é obrigatória e pode ser feita pela internet, por meio do módulo do produtor, ou presencialmente em qualquer uma das 140 unidades ou postos avançados que o Indea possui em Mato Grosso. O produtor rural que ainda não tem acesso ao módulo do produtor, pode requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. No site do Indea, em Sanidade Animal, Atendimento não Presencial, é possível acessar o referido termo.
O produtor rural que não realizar a atualização do seu rebanho de bovinos, bubalinos, suínos tecnificados e aves comerciais, ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), do dia 8 de maio em diante, exceto se o animal for para abate.
A não comunicação de estoque destes rebanhos resultará em multa única de 27 Unidade de Padrão Fiscal (UPFs), cujo valor é de R$ 6.705,72. A campanha durará durante todo o mês de maio e serve para nortear o Governo de Mato Grosso no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.
Na última campanha realizada pelo Indea, em novembro de 2024, houve o envolvimento de 109.900 estabelecimentos rurais, sendo 109.651 estabelecimentos com bovinos, 315 com aves comerciais e 105 contendo suínos tecnificados.
A última campanha também apontou a existência de 32,8 milhões de bovinos, 37,2 milhões de galinhas comerciais e 1,7 milhão de suínos tecnificados.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
MT mantém liderança de 6 anos em ranking nacional de VPA
Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 06h 33min
Miguel Vaz defende infraestrutura e ambiente seguro para investimentos
Publicado em 16 de Setembro de 2025 ás 05h 33min
Lucas do Rio Verde assume alvará sanitário de alto risco
Publicado em 15 de Setembro de 2025 ás 12h 40min