Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 04 de Julho de 2026

Noticias

Começa obra de recuperação do Mirante de Chapada dos Guimarães

09 de Dezembro de 2024 as 15h 45min

Medida é necessária em razão da degradação ambiental existente no local – Foto: Marcos Vergueiro

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que começou nesta segunda (9) a obra de recuperação do Mirante em Chapada dos Guimarães - Monumento Natural Centro Geodésico da América Latina. A medida é necessária em razão da degradação ambiental existente no local e da existência de riscos à segurança dos visitantes.

O local está interditado pela Justiça e a recuperação, além de atender os anseios da população, segue determinação de decisão judicial proferida no âmbito de Ação Civil Pública em face do Governo do Estado. Com a obra concluída, será possível a implementação de projeto de infraestrutura que irá permitir o uso público de forma ordenada e segura.

A obra, avaliada em R$ 2 milhões, será executada por meio de recursos originários de Termos de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) por significativo impacto. Ela consiste na contenção, estabilização e recuperação dos processos erosivos. A Sema alerta que a entrada no local continua proibida devido à existência de riscos à segurança dos visitantes e à vulnerabilidade da área que está em recuperação.

O Mirante é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que permite apenas o uso indireto dos recursos naturais em atividades, como a educação ambiental, turismo e pesquisa científica. Sua recuperação é necessária devido à processos erosivos que vem se agravando por conta do excesso de chuvas e da visitação descontrolada e desordenada.

A área de 43,6 hectares é um importante corredor ecoturístico, que inclui o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, área de proteção integral sob a responsabilidade do Governo Federal, e as unidades de conservação estaduais de uso sustentável, como a Estrada Parque MT-251 e a Área de Proteção Ambiental Chapada dos Guimarães.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sinop alerta sobre início do período proibitivo de queimadas

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 06h 29min


Nova lei mantém congelada a base de cálculo do Fethab até dezembro/2026

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 04h 28min


Em nova expansão, coleta seletiva chega a 88% em Sorriso

Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 18h 44min


Jornal Online

Edição nº1831 - 02/07/2026